Vereadores discutem melhorias para a ACAT e ACAMARE

por Assessoria de Comunicação publicado 11/02/2021 08h45, última modificação 11/02/2021 16h28

Na reunião Ordinária da terça-feira (09), por intermédio do Requerimento nº 02/2021, foram convidadas representantes das Associações de Catadores de Viçosa (ACAMARE e ACAT), respectivamente. O requerimento de autoria do Vereador Edenilson Oliveira (PSD), Presidente da Casa Legislativa, e coautoria do Vereador Robson Souza (Cidadania) buscou apresentar a estrutura logística, projetos e melhorias que necessitam as associações.

Para o Vereador Robson, que tem tratado do assunto na atual legislatura, ‘’o aterro sanitário da cidade está saturado e precisamos da valorização da classe das associações para amenizar o volume de lixo que é mandado para os aterros.’’ Para o Presidente Edenilson, que tem apoiado o colega na causa, ‘’nós vimos a estrutura, e reportamos na reunião passada, de como está a situação, principalmente da ACAT (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa), e nós teremos a oportunidade de estar perguntando também para as associadas’’.

Eni dos Anjos, convidada como representante e colaboradora da ACAT, contou um pouco da situação da associação, ‘’em 2017 nós conhecemos melhor o Projeto Interação, que com o acompanhamento da Professora Nádia, as coisas começaram a melhorar. A associação ainda precisa de melhorias, hoje em dia a coleta seletiva por exemplo melhorou bastante, mas precisamos de ajuda’’.

Já Selma Fátima, representante da ACAMARE (Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem), fez um desabafo ‘’a sociedade não nos vê, como um todo, como trabalhadores dignos. Hoje, ainda, nos encontramos em uma situação precária, precisamos de limpeza, de mais conforto para nós, como catadores. Peço a população para que faça a sua coleta seletiva para ajudar a gente e o aterro, e que olhe a gente com bons olhos’’. A fala das associadas comoveu todos os presentes na Câmara.

*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi