Câmara recebe lançamento da Campanha da Fraternidade

por Assessoria de Comunicação publicado 22/02/2021 16h10, última modificação 22/02/2021 19h02

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançaram a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 com o tema "Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor" e o lema "Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade". Como em anos anteriores, aconteceu na quinta-feira (18/02), no Plenário da Casa, o  Lançamento da V Campanha de 2021. Estiveram presentes representantes religiosos, vereadores e um público restrito. O lançamento da campanha foi intermediado pelo Vereador Bartolomélio Martins (Professor Bartô) (PT).

Para o vereador, ‘’a campanha da fraternidade vai ao encontro do anseio de construir através do diálogo ecumênico uma sociedade mais fraterna e justa, principalmente porque estamos vivenciando um momento muito delicado e triste advindo da pandemia da covid 19’’.

O Cônego Lauro Sérgio Versiane Barbosa, esteve presente representando a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e também falou em nome das quatro paróquias existentes na cidade de Viçosa. Para ele, ‘’já se tornou uma tradição muito bonita, aqui da Câmara, o acolhimento da Campanha da Fraternidade, e a campanha expressa justamente o compromisso social da fé cristã’’. O Cônego durante sua participação contou um pouco da história do surgimento da campanha e ressaltou que o tema deste ano vai ao encontro de uma necessidade de discussão a respeito de um mundo muitas vezes polarizado em que vivemos.

Como representante da Assembleia de Deus em Viçosa, e de todas as igrejas evangélicas da cidade, o Pastor Oseas Valadares refletiu durante sua fala a respeito do lema da Campanha da Fraternidade de 2021 ‘’a palavra paz vai muito além do fato de andarmos com uma bandeira branca, todo cristão tem o dever de levar a paz aos corações das pessoas. Com isso, nós vivemos em um tempo em que as pessoas buscam a paz enquanto lhe são favoráveis. Que nós possamos viver a paz verdadeira de Cristo’’.

A Vereadora Jamille Gomes (PT) ressaltou em sua fala que ‘’o tema da campanha desse ano nos convida a firmar o nosso compromisso com Cristo, com uns principais ensinamentos que o é o amor ao próximo. É um apelo para que nos unamos para enfrentar as desigualdades do mundo’’. Já o Vereador Cristiano Gonçalves (Cristiano Moto Link) (Solidariedade), falou que a Campanha da Fraternidade ‘’vai justamente a algo que estamos precisando muito, que é a paz. Quero agradecer o convite de poder participar desse momento e parabenizar os presentes pela campanha’’.

O ex-Vereador da cidade de Viçosa, Sávio José, também esteve presente no auditório assistindo ao evento. Sávio, foi o responsável por trazer e intermediar a Campanha da Fraternidade ao Plenário da Casa.

*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi