Catadores e SAAE reúnem na Câmara para debater o contrato da coleta seletiva

por Assessoria de Comunicação publicado 05/02/2021 14h55, última modificação 09/02/2021 19h26

Aconteceu na tarde da quinta-feira (04), no Plenário da Câmara Municipal, uma reunião de trabalho das Associações de Catadores de Viçosa (ACAMARE e ACAT). A pauta, que há bastante tempo é assunto na Casa, vem sendo tratada pelo Vereador Robson Souza (Cidadania). Desta vez, a reunião tratou sobre o contrato de prestação de serviço entre as associações e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), conforme citado na legislação nacional, que será renovado no dia 1º de abril.

Além do Vereador Robson, houve a participação do Diretor de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos do SAAE, Marcos Nunes, ex-Vereador, da Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Coordenadora do Projeto de Extensão InterAção, Nádia Dutra, do Defensor Público, Glauco Rodrigues, e de representantes da  Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE) e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT).

Fazendo um balanço da reunião, Marcos afirmou que “nós (SAAE) achamos extremamente importante a presença dessas associações ao fazerem a triagem do lixo, porque além de estarem ajudando a questão ambiental existem diversos outros benefícios nessa parceria.” Em uma reunião anterior, foram levantados oito tópicos a serem debatidos até a renovação do contrato. Dentre os tópicos, foi discutido na ocasião a questão do orçamento e da segurança dos locais. “Não queremos que essa decisão seja tomada apenas por nós e nada mais enriquecedor que a presença de todos na tomada de decisão”, finalizou.

De acordo com os catadores, e reforçado pela Professora Nádia, as associações precisam de segurança. “A usina (local de trabalho do material reciclável da ACAMARE) e a ACAT são furtadas e roubadas constantemente, deixando a vida dos catadores, que ficam lá, frequentemente em risco de assalto ou violência”, salientou Nádia. Além do mais, foi enfatizado que os locais estão muito depredados e que os aterros sanitários precisam de uma maior atenção. “Precisamos destacar a coleta seletiva sim, mas antes devemos priorizar as boas condições de trabalho de vida desses profissionais”, encerrou Nádia.

Em requerimento apresentado na reunião Ordinária da terça-feira (02), de autoria do Vereador Edenilson Oliveira (PSD), Presidente da Casa Legislativa, e coautoria do Vereador Robson, foi solicitado a participação de um representante de cada associação (ACAT e ACAMARE) como convidados para a reunião da Câmara, no dia 09 de fevereiro, em que serão apresentadas melhorias de que necessitam as associações citadas.

Sendo o terceiro contrato entre os catadores e a autarquia SAAE, as diretrizes do serviço serão findadas no dia 1º de abril. Para o Vereador Robson, Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, “a discussão precisa ser ampla e bem detalhada, pois esse convênio alterará a vida de muitas pessoas’’. Também fizeram parte da reunião, os vereadores Daniel Cabral (PCdoB), Jamille Gomes (PT), Marcos Cardoso (PSDB) e Marcos Fialho (DEM).

*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi