Vereadores se reúnem com representantes de aplicativos de trânsito

por Assessoria de Comunicação publicado 05/02/2021 17h50, última modificação 05/02/2021 18h12

Solicitada pelo Vereador Sérgio Marota (PSL), aconteceu no Plenário da Câmara de Viçosa, na quinta-feira (04), uma reunião com representantes dos aplicativos de trânsito que circulam pela cidade. De acordo com relatos dos profissionais da área, motoristas dos próprios serviços vêm descumprindo as ordens da lei federal que os regulamenta, desfavorecendo a concorrência que trabalha conforme as regularidades da mesma. Os vereadores que compõem a Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana, Cristiano Gonçalves (Solidariedade), Presidente, Marcos Fialho (DEM), Relator, e Gilberto Brandão (Avante), Membro, acompanharam a reunião.

Segundo relatos que chegaram à Câmara Municipal, alguns motoristas dos aplicativos estão promovendo corridas (termo usado para o serviço) sem respeitar as regras impostas pelas diretrizes federais de boa conduta para exercer a atividade. “Além disso, tivemos reclamações de motoristas que estão criando seus próprios locais de ponto e isso já está criando bastante conflito. Essa atitude fere o respeito com os outros motoristas que trabalham conforme a legislação”, apontou Sérgio. Não é permitido por constituição que os profissionais dos aplicativos criem pontos e somente lhes é permitido a confirmação da corrida enquanto estiver em trânsito.

Como encaminhamentos da reunião, foi deliberado um outro encontro que acontecerá dia 15 de fevereiro na Casa legislativa com a presença do secretário de Fazenda e o representante da Diretoria de Trânsito de Viçosa (Diretran) para discutir meios de promover uma maior eficiência da fiscalização do serviço.

Além dos parlamentares, os representantes dos aplicativos de trânsito que atuam em Viçosa foram convidados a participar. Com exceção da empresa LIVRE, que não atende ao terceiro convite para debater esse tema na Casa Legislativa, as demais empresas compareceram. Os representantes dos taxistas também fizeram presença visto a importância da pauta para esse setor comercial.

*texto do estagiário Thiago Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi