Vereador discute sobre a Segurança Pública do Município

por Assessoria de Comunicação publicado 02/02/2021 09h50, última modificação 02/02/2021 17h04

Na tarde da segunda-feira (01), aconteceu no plenário da Câmara Municipal uma reunião com representantes dos segmentos da segurança civil e representantes da comunidade empresarial e dos clubes da cidade para serem avaliadas e discutidas as pautas que permeiam a segurança pública. Convocada pelo Vereador Sérgio Marota (PSL), a reunião contou com a presença do novo Comandante da 10ª Companhia da Polícia Militar Independente de Viçosa, o Tenente Coronel Gledson Bruno Píramo.

Iniciando os assuntos, Sérgio enfatizou a necessidade de se instalar em Viçosa uma Guarda Municipal, que serviria como um conselho atuante junto à Policia Militar na proteção ao patrimônio público municipal e aos moradores. “É uma preocupação que temos, visto que o índice de segurança, mesmo melhorado nesse ano de pandemia que foi 2020, ainda é preocupante para alguns setores de nossa cidade”, enfatizou o vereador. 

Como encaminhamentos, após as informações e o consentimento de todos os presentes, foi solicitado ao Vereador Sérgio que fizesse um ofício ao Poder Executivo para ser estudada a viabilidade da implantação de uma Guarda Municipal tendo como parâmetros a cidade de Ubá. Será realizado, também, uma reunião com a Polícia Militar e a Polícia Estadual de Minas Gerais para ser requerido uma quantidade efetiva maior de policias na cidade e mais viaturas. Por fim, foi confirmado pelos participantes a volta do Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEP – Viçosa) em parceria público-privada com a Casa do Empresário e a reativação do Projeto Olho Vivo, programa de monitoramento por câmeras em tempo real.

Além do Vereador Sérgio e do Comandante da 10ª Companhia Gledson, estavam presentes o Tenente Wolkester Rollheigh, o Delegado Regional da Polícia Civil de Viçosa, José Donizete Teixeira, o Superintendente de Gestão Pública e Governança, Luan Campos Monteiro, o Presidente da Casa do Empresário, Julismar Marques, o Diretor da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, Ederaldo Monteiro e representantes do comércio e dos clubes de Viçosa.

 

*texto do estagiário Thiago Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi