Vereadora discute sobre o Parque do Cristo

por Assessoria de Comunicação publicado 19/02/2021 14h05, última modificação 22/02/2021 18h44

Na manhã desta quinta-feira (18/02), a Vereadora Vanja Honorina (PSD), reuniu-se no plenário da Câmara Municipal com a Diretora de Meio Ambiente, Isa Maria e os demais membros do Conselho Gestor do Parque do Cristo. Agora, como integrante Titular do Conselho, a vereafora, tem como objetivo resgatar e promover o projeto, cuja área se encontra bastante danificada.

O Conselho busca implementar o Plano de Manejo e acompanhar sua execução, o qual tem como foco principal a recuperação do local. Além da Diretora de Meio Ambiente, e Presidente do Conselho do Parque do Cristo, Isa Maria, compareceram também a reunião o Secretário de Cultura Thomas Phillipe de Medeiros, o representante da Polícia de Meio Ambiente Marum e os demais Conselheiros, Vanderlei Altoe, Fabio Lúcio Soares e Neir Gomes Duarte Filho e o Vereador Daniel Cabral, Conselheiro suplente pela Casa Legislativa.

Como destaque da reunião, foi promovida uma análise do primeiro projeto de recuperação feito em 2006 disponibilizado pelo Secretário Thomas Phillipe, que se encontrava nos acervos de patrimônio histórico da Secretaria de Cultura. Colocando o antigo projeto em contraste com o atual plano de manejo para o Parque do Cristo, foram discutidas se as adequações exigidas no primeiro documento estavam devidamente contempladas e quais outras poderiam compor ou acrescentar na reforma do local, pois, como foi frisado pela Secretária Isa Maria, “o Plano de Manejo não é fácil, envolve processos desde o cercamento do parque, recuperação do solo, plantio de mudas até a estruturação física de toda uma área”.

Por fim, foi marcada uma reunião para o inicio do mês de março com o Conselho quando também estará participando os representantes da empresa responsável pela elaboração do Plano de Manejo, Evolua Ambiental, o qual foi entregue em dezembro de 2020, para averiguar todos os detalhes do último projeto e promover as finalizações do documento. A Vereadora Vanja Honorina afirmou estar engajada em promover a recuperação do local, “além da questão ambiental, é uma área que poder ser trabalhada no setor do turismo de nossa cidade e servir de lazer para nós, cidadãos viçosenses”.