Vereadores recebem esclarecimentos do Secretário de Saúde

por Assessoria de Comunicação publicado 18/02/2021 11h02, última modificação 18/02/2021 11h02

A convite do Presidente da Câmara, o Vereador Edenilson Oliveira (PSD), e do Vereador Sérgio Marota (PSL), por intermédio do Requerimento n° 004/2021, o Secretário Municipal de Saúde, Júlio Cotta, esteve como convidado da reunião Ordinária da terça-feira (17) para esclarecer as ações que a Secretaria de Saúde vem tomando diante da Covid-19 e a vacinação. A Coordenadora do Setor de Atenção Primária em Imunizações, Beatriz Souza, também foi convidada, mas por força maior não pôde comparecer. A reunião ocorreu em uma terça-feira de Carnaval, pois em cumprimento ao Decreto Municipal, a Casa Legislativa funcionou normalmente. 

Em justificativa, o Presidente Edenilson, salientou que a Câmara gostaria de estar ciente sobre a atual situação da pandemia em Viçosa: “A nossa preocupação é também com a questão da vacinação: quantas vacinas aqui chegaram? Quais são os grupos que estão sendo vacinados? Temos as nossas dúvidas e queremos o esclarecimento em números e ações”.

Júlio Cotta deu início a sua fala fazendo um panorama da proporção de casos confirmados e óbitos da Covid-19 a nível mundial, estadual e municipal. Ele ainda ressaltou que a situação em Viçosa está mais controlada do que em outras cidades da macrorregião como Ponte Nova, Ubá e Cataguases. O secretário também informou que o Hospital São João Batista, credenciado para receber recursos, é o que está assumindo a maior responsabilidade frente à pandemia no Município, com 18 leitos de UTI. 

O secretário continuou sua fala citando algumas ações que estão sendo feitas em Viçosa,  como a inclusão do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Viçosa) de uma forma mais participativa. Indagado também sobre a questão do Minas Consciente, Júlio Cotta informou que a administração resolveu manter esse projeto e que uma das primeiras medidas tomadas é manter Viçosa na onda vermelha. 

Com relação à vacinação, o secretário ressaltou que Viçosa já recebeu três remessas da vacina, sendo a primeira com 1386 doses, a segunda com 889 e a terceira com 820. Júlio ainda citou a Deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de n°3.314, que determina como deve ser feita a distribuição das vacinas. 

Após a fala do secretário, os vereadores agradeceram pelos esclarecimentos e também  levantaram algumas questões. Os vereadores Daniel Cabral (PCdoB) e Marcos Fialho (DEM) solicitaram por mais transparência da Secretaria Municipal de Saúde para com a população.

*texto de Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi