Vereadores recebem esclarecimentos sobre Segurança Pública no Município

por Assessoria de Comunicação publicado 24/02/2021 17h10, última modificação 25/02/2021 08h50

A convite do Vereador Edenilson Oliveira (PSD), Presidente da Câmara, por intermédio do Requerimento n° 003/2021, o Tenente Coronel Gledson Píramo, Comandante da 10ª Companhia da Polícia Militar Independente de Viçosa, esteve como convidado da reunião Ordinária da terça-feira (23) para apresentar as medidas que estão sendo executadas em prol da Segurança Pública no Município.

Em justificativa, o Vereador Edenilson, salientou que a Casa Legislativa gostaria de estar ciente sobre as ações que vem sendo tomadas no setor da Segurança Pública, neste momento em que o Tenente Coronel Gledson Píramo está comandando. “Queremos saber quais são as medidas tomadas porque, infelizmente, Viçosa é uma cidade violenta. Temos muitos jovens se perdendo pela questão das drogas no nosso Município e isso tudo nos preocupa. A questão dos roubos e furtos também é muito latente na nossa cidade”, lamentou Edenilson.

O Tenente Coronel Gledson Píramo iniciou sua fala dizendo que sua missão em Viçosa é ao mesmo tempo pessoal e profissional. “A gente vem para implementar o que já desenvolvemos em comandos de outras cidades, de outras frações da Polícia Militar e que deu certo. Nós trabalhamos dentro da abordagem qualitativa e não quantitativa”, ressaltou o Tenente Coronel.

O Comandante continuou sua fala informando que, para aumentar ainda mais essa qualidade da abordagem, vai apresentar sua ideia de Patrulhamento Direcionado e da Carteira de Periodicidade ao Promotor de Justiça Vinícius de Oliveira Pinto, da 3ª Promotoria da Comarca de Viçosa, e a Diretora do Foro, Juíza Daniéle Viana Lopes. O Tenente ainda falou sobre o rearranjo que foi feito na escala operacional da Polícia Militar de Viçosa. “Hoje nós temos três forças de manobra na Unidade: duas equipes de Patrulha Rural, o Pelotão de Comando e Serviços e o Tático Móvel”, enfatizou ele.

O Comandante solicitou também que a imprensa se atente à questão da insegurança subjetiva ao noticiar um crime. “A forma que se transmite uma notícia pode trazer a sensação de insegurança subjetiva às vezes”, disse. Ele ainda pediu que a imprensa ajude a quebrar o triângulo do crime que é a vitimização. Por fim, Píramo encerrou sua fala com a prestação de contas dos dois meses do seu comando. “Precisamos e vamos correr atrás sim para melhorar mais. E na hora que vier os estudantes, intensificar essa campanha de vitimização, para diminuir roubos e furtos contra essas pessoas”, ressaltou o Comandante.

Após a fala do convidado, os vereadores agradeceram pelos esclarecimentos e também  levantaram algumas questões. Como, por exemplo, a Vereadora Jamille Gomes (PT) e o Vereador Robson Souza (Cidadania) que questionaram sobre como tem sido a atuação da Polícia Militar em relação à violência contra a mulher. Em resposta, o Comandante ressaltou que essa demanda está sendo atendida sim e que existe um portfólio de serviço específico para isso da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD). O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) questionou sobre o funcionamento das câmeras do "Olho Vivo" e também foi respondido pelo Comandante que essas câmeras estão funcionando normalmente.

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi