Dia Internacional das Mulheres é pauta na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 11/03/2021 10h35, última modificação 11/03/2021 16h05

Em uso da Tribuna Livre na reunião Ordinária da terça-feira (09), a cidadã Hellen Ramos discorreu sobre o Dia Internacional de luta das mulheres (08/03). Durante sua fala, Hellen pontuou que ‘’para nós não é uma data de comemoração mas um dia de luta para as mulheres trabalhadoras. Os reflexos da crise do capitalismo, que ocorre desde 2008, está principalmente sobre essas mulheres’’.

A respeito da situação atual em que vivemos no Brasil, a cidadã trouxe dados que mostram a luta da classe feminina ‘’dos 14 milhões de desempregados no nosso País, 8,5 milhões são mulheres. Como se não bastasse isso, ainda sofremos com o aumento da violência doméstica e familiar durante o período de pandemia. O disque 180 (central de denúncias de violência contra mulher) registrou um aumento de 40% nos atendimentos e o número de feminicídios cresceu 22% desde o início da pandemia no Brasil. Uma mulher é morta a cada 7 horas, uma mulher é violentada a cada 2 minutos, quatro meninas menores de 13 anos são estupradas por hora, somos o quinto País que mais mata mulheres no mundo’’, afirmou.

Sobre a situação municipal, Hellen pontuou que ‘’apesar do agravamento da violência contra nós, no ano passado a Prefeitura Municipal encerrou um convênio com a Casa das Mulheres que representava um importante instrumento de atendimento e acolhimento às mulheres vítimas de violência em Viçosa. Por isso que nós solicitamos que o Poder Público Municipal em suas três esferas de poder assuma sua responsabilidade pela garantia de condições de vida dignas as mulheres da nossa cidade‘’.

O Vereador Sérgio Marota (PSL) comentou sobre o assunto, parabenizando todas as mulheres por seu dia. Segundo o parlamentar, ‘’o mundo não valoriza as mulheres da forma que elas merecem. Eu acredito muito, escutando a fala da Hellen, que o 8 de março é um dia de luta. Nós vemos que essa batalha pelo direito das mulheres começou há muito tempo atrás em Nova York, infelizmente estamos em 2021 e essa luta persiste até hoje’’.

A respeito da Casa das Mulheres de Viçosa, a Vereadora Jamille Gomes (PT) informou que está reavaliando um novo convênio para reabertura do local. ‘’Na semana passada eu estive em uma reunião com a Vera Saraiva, Secretária de Assistência Social, e com a equipe da Casa das Mulheres. Precisamos reestabelecer a rede e tratar o enfrentamento da violência contra as mulheres no Município, que é uma questão urgente’’, salientou a vereadora.

O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) saudou o que foi apresentado na Tribuna pontuando que ‘’eu acredito que as mulheres que lutam todos os dias por direitos são inspirações para que todos nós homens possamos compreender como é essa luta cotidiana de vocês. Saúdo a todas pelo 8 de março, ainda há muita luta pela frente, infelizmente não temos nada para comemorar, mas gostaríamos’’.

Os vereadores Daniel Cabral (PSDB), Gilberto Brandão (Avante), João Januário (Cidadania) e Robson Souza (Cidadania) também demonstraram seu apoio à classe feminina, no dia que representa uma busca por direitos e igualdade de gênero. Os parlamentares cumprimentaram todas as funcionárias e vereadoras da Casa Legislativa.

*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi