Mês dedicado às mulheres ganha destaque entre os Vereadores

por Assessoria de Comunicação publicado 03/03/2021 15h55, última modificação 03/03/2021 16h14

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado 'Dia Internacional da Mulher' é comemorado no dia 8 de março. A data ressalta a importância da mulher na sociedade e a história da luta pela igualdade de gênero. Aproveita-se o mês de março para ampliar o debate em relação à conscientização sobre o tema. Nesse contexto, na reunião Ordinária da terça-feira (02/03), alguns vereadores comentaram sobre a data e a luta das mulheres por seus direitos.

O Presidente da Câmara, Edenilson Oliveira (PSD), iniciou a fala frisando que ‘’essa Casa Legislativa sempre teve um olhar sensível quanto à luta das mulheres. Nós temos três vereadoras aqui extremamente atuantes na causa, e é importante que nós homens também compactuamos com a ideia de melhoria no crescimento da igualdade de gênero. É importante destacar que temos uma Resolução de nº 010/2013 do Vereador Presidente naquela época, Luis Eduardo Figueiredo Salgado, que cria a Procuradoria Especial da Mulher. Infelizmente a procuradoria ficou só no papel, mas eu garanto que vamos fazer valer essa procuradoria e teremos trabalhos mais profícuos no que diz respeito a esse documento’’.

Sobre a data, a Vereadora Jamille Gomes (PT) comentou que ‘’o mês de março dá início às movimentações do mês das mulheres, é um mês para a gente reafirmar a luta pelos nossos direitos. O feminicídio e a violência contra as mulheres ainda é uma realidade. Hoje nós temos três mulheres na Casa Legislativa, mas ainda não estamos em todos os espaços, já que somos mais da metade da população. A nossa vida inclusive piorou muito durante a pandemia, quem foi mais afetada em muitos aspectos de perdas de direito foram as mulheres. Eu admiro muito aquelas que fazem essa movimentação incansável pela busca dos seus direitos’’.

Durante sua fala, o Vereador Rafael Magalhães (Rafael Filho do Zeca do Bar) (PSDB) reiterou que ‘’não é apenas uma data comemorativa, é um momento de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. A classe feminina avançou na defesa e conquista dos seus direitos e na ocupação de espaços, antes ocupado sucessivamente pelos homens. Hoje, mesmo sendo a responsável direta pela educação dos filhos, a mulher disputa com igualdade o mercado de trabalho. Então deixo aqui meus parabéns para todas essas mulheres’’.

‘’Dia 8 nós comemoramos o Dia Internacional da Mulher mas não quer dizer que somente esse é o nosso dia, todos os dias é dia da mulher’’, explicitou a Vereadora Vanja Albino (PSD). ‘’Nós acordamos cedo para fazer nossos afazeres, cuidar dos nossos filhos e trabalhar fora. Dedicamos toda nossa vida a uma outra pessoa. Então realmente precisamos olhar para as mulheres com outros olhos e ver o quanto é importante a presença feminina’’, finalizou a parlamentar.

Por fim, o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) aproveitou seu momento de fala para frisar que ‘’enquanto professor de sociologia eu vejo muitas pessoas se utilizando do dia 8 de março muitas vezes com lembranças e flores. Eu gostaria de mencionar aqui que esse dia é um dia de luta, é um dia marcado para principalmente as mulheres que reivindicavam direitos básicos, direitos trabalhistas que até hoje infelizmente nós entendemos que precisam ser alcançados’’.

*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi