Vereadores recebem esclarecimentos sobre obras no Município

por Assessoria de Comunicação publicado 08/03/2021 18h10, última modificação 08/03/2021 18h27

Aconteceu na noite da sexta-feira, 05 de março, uma reunião no plenário da Casa Legislativa para discutir sobre obras na cidade de Viçosa. A reunião foi promovida pelo Vereador Rogério Fontes (Tistu) com a justificativa de que ‘’estamos tendo inúmeras cobranças no tocante às obras, inclusive as da nossa zona rural’’. O encontro contou com a  participação do Superintendente de Gestão Pública e Governança, Luan Campos, da Secretária de Obras e Serviços Urbanos, Elaine Silva, do Secretário de Finanças Luís Silva, do Secretário Municipal de Fazenda, Dionísio Márcio, assim como dos demais vereadores da Casa.

Dando início às discussões, o Vereador Rogério questionou ao Superintendente Luan sobre ‘’o compromisso da atual gestão no que diz respeito a essas obras na cidade, qual é o cronograma de início e fim das mesmas. A cada ano a população acaba sofrendo na mão do Executivo e gostaria de saber o que vai ser melhorado nesse sentido’’, salientou o parlamentar. Sobre o questionamento, Luan esclareceu que ‘’a atual gestão, do Prefeito Raimundo, começou numa situação muito complicada, em um panorama de crise e contenção. Não estamos aqui para apontar culpados, mas sim para relatar com dados aquilo que nós encontramos’’.

Seguindo a fala do Superintendente, o Secretário de Finanças explicou que ‘’qualquer obra que foi contratada no passado, por exemplo, está ocorrendo um balanceamento devido a alguns itens que sofreram inflação expressiva. Uma obra que anteriormente custava 500 mil reais, está saindo a 800 mil no momento. Uma obra que era R$ 200.000, subiu para 250.000 e assim sucessivamente. Além disso, existem obras de grande porte, como a da Barrinha, que custará milhões ao Prefeito. Então essa é a situação financeira que nós encontramos no momento’’.

LH0A6146.JPG

Elaine Silva, Secretária de Obras, completou a discussão esclarecendo que ‘’nesse momento estamos com mais de 40 obras iniciadas, e a maioria dessas estavam com status de paralisadas. A Secretaria de Obras é um órgão fiscalizador de obras terceirizadas, hoje não temos um recurso vinculado. Nós temos observado que os novos vereadores, no intuito de trazer uma resposta imediata para a sociedade, tem feito indicações no sentido de asfaltar dezenas de ruas. Eu, como secretária, já atendi alguns vereadores e espero receber todos os demais, acho que a parceria e proximidade de vocês é muito importante’’. Sobre as obras na Avenida Bueno Brandão, Elaine disse que ‘’nós iniciamos a obra porque havia uma ordem de serviço que foi dada no final do ano passado. Essa ordem determina uma data para começar a obra, nós assim fizemos e a começamos. No entanto, pouco mais de uma semana do seu início, tivemos longos dias de chuva, o que impossibilitou que a empresa desse sequência ao trabalho. A partir da segunda-feira, 08/03, o piso asfáltico começa a ser instalado e nós fizemos uma notificação a empresa já no intuito de resguardar a obra", completou.

Dentre as falas dos vereadores sobre o assunto, o Presidente da Casa, Edenilson Oliveira (PSD), finalizou a reunião pontuando que ‘’muitas obras são questões de urgência, como a de Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha). Nós entendemos que estamos vivendo uma situação difícil, mas que a atual gestão tenha a consciência de que precisa planejar para que as coisas comecem efetivamente a acontecer. Vou continuar reportando os problemas que chegarem até mim e espero que a partir do mês de julho nós possamos ver mais atitudes’’.

* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi