Vereadores recebem projeto do Corpo de Bombeiros de Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 10/03/2021 15h55, última modificação 10/03/2021 16h06

A convite do Vereador Edenilson Oliveira (PSD), Presidente da Câmara, e do Vereador Robson Souza (Cidadania), por intermédio do Requerimento n° 005/2021, o Comandante do 3º Pelotão de Bombeiros Militar, 2º Tenente Daniel William Simão Bridi, esteve como convidado da reunião Ordinária da terça-feira (09) para apresentar a estruturação física do Corpo de Bombeiros de Viçosa e seus projetos. 

Em justificativa, o Presidente Edenilson, ressaltou que foi convidado pelo Vereador Robson para estar ouvindo o Corpo de Bombeiros de Viçosa. “Como foi colocado pelo Vereador Robson no pequeno expediente, o convite foi feito para que o Tenente Bridi possa explanar, em especial, sobre a questão da piscina que se encontra efetivamente funcionando para a Corporação dos Bombeiros de Viçosa. Além disso, existe por parte do Tenente Bridi, a intenção de propagar esse projeto, que já existe em outros municípios, também no município de Viçosa, com  aulas de natação. Pensando no futuro das crianças da periferia e em todas as crianças de Viçosa, o Tenente Bridi trouxe essa demanda para nós vereadores”, disse o presidente. O Vereador Robson ainda complementou que “a piscina é um bem que temos na nossa cidade e devemos utilizá-la em prol da população e das crianças, que poderão aprender como se precaver de um possível afogamento”. 

O Tenente Bridi iniciou sua fala com uma apresentação, visando esclarecer qual é a função do Corpo de Bombeiros e expor o Projeto de Natação do 3º Pelotão (da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar), sediado em Viçosa (3º Pel/ 2ª Cia/ 4ªBBM - Viçosa). “O objetivo da minha apresentação é trazer o contexto histórico do Corpo de Bombeiros aqui em Viçosa, os tipos de atendimento que nós realizamos, apresentar a estrutura atual que nós temos e, por fim, expor o projeto de natação que estamos construindo junto à Câmara Municipal”, salientou. 

Após essa primeira explanação, o Tenente Daniel Bridi continuou sua fala destacando a questão do projeto de natação. “O projeto é firmado em três pilares. O primeiro é o da prevenção. O Corpo de Bombeiros não é mais uma unidade em que os seus militares ficam 24 horas dentro do quartel. Temos que estar prontos para atender sim, mas também devemos nos preocupar com a prevenção. O segundo pilar, que muito nos preocupa, é a ação social. Nem sempre os órgãos públicos são suficientes e nós, como instituição pública, também temos o dever de prestar essa ação social, somando com a Prefeitura, com o Poder Legislativo e com as outras instituições municipais. Por fim, o terceiro pilar é aproximar-se da sociedade. É um absurdo nós andarmos com essa farda laranja no centro de Viçosa, e não sermos reconhecidos como bombeiros. A população muitas vezes padece por não saber que tem esse serviço dentro do Município”, afirmou. 

Ainda sobre o projeto de natação, o Tenente Bridi citou alguns pontos necessários para o desenvolvimento do mesmo em Viçosa. Segundo ele, o quartel tem uma piscina de 25m, mas falta um lugar adequado para recepcionar a população. O tenente apresentou uma planta do que seria o projeto, e pontuou algumas mudanças necessárias. “Temos a piscina, mas precisamos ampliar a estrutura para recepcionar as pessoas. Temos a metodologia, que já foi testada e aprovada em várias cidades de Minas Gerais, mas precisamos do apoio de pessoal (estagiários). Temos uma experiência vitoriosa do projeto em outros municípios, mas aqui em Viçosa precisamos do apoio de material de manutenção e didático”, disse. 

O Presidente Edenilson, em nome da Casa Legislativa, se colocou à disposição para ajudar na realização do projeto em conjunto com o Poder Executivo. “Sugiro aos vereadores, principalmente ao Marco Cardoso e ao Robson Souza, e aqueles que tenham o interesse de ajudar nessa causa a busca por emenda parlamentar. Talvez possamos ter um adiantamento desse projeto. Talvez esse não seja o momento, mas não podemos perder a esperança de buscar melhorias para o nosso Município que carece muito dessa atividade física e aprendizado”, reforçou o presidente. 

* texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi