Vereadores cobram melhorias da CEMIG

por Assessoria de Comunicação publicado 07/04/2021 14h40, última modificação 15/04/2021 10h05

Após duas semanas de suspensão das reuniões ordinárias e com a realização de reuniões Extraordinárias neste mesmo período,  a Câmara Municipal, por solicitação do Presidente da Casa Legislativa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), realizou na noite da terça-feira (06/04), no horário regimental das 18h, uma reunião piloto gravada que será disponibilizada no canal do YouTube da Câmara. Esta reunião também será transmitida a partir das 15h no sábado (10/04) pela TV Viçosa.  Na terça-feira (13/04), a reunião Ordinária será transmitida ao vivo para a população. 

Abrindo o Grande Expediente, o Presidente Edenilson apresentou a Indicação nº 002/2021, de sua autoria, assinada também pelo Vereador Robson Souza (Cidadania), que solicita à Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) informações sobre as interrupções constantes do fornecimento de energia elétrica no Distrito de São José do Triunfo, bem como nas comunidades rurais da Grota dos Cassemiros e Santa Tereza. “Desde 2013, quando entrei nesta Casa, a CEMIG não está cumprindo bem o seu papel. Nós pagamos taxas absurdas de energia e nunca tivemos uma ação contra a empresa. Essa indicação que faço é para que a CEMIG tome providências o quanto antes diante dessa energia que temos no Município, especificamente em São José do Triunfo. A população já está eufórica e vamos endossar um documento para levar ao Ministério Público. Convido todos os vereadores para assinarem essa indicação, colocando outras regiões em que a empresa não está cumprindo seu papel para que possamos levar ao Ministério Público”, salientou Edenilson. 

Dando continuidade, o Vereador Robson complementou que a questão da energia em Viçosa está caótica, trazendo muitos prejuízos para os cidadãos. “Em São José do Triunfo quando ameaça chover a luz vai embora, tem pessoas perdendo eletrodomésticos por causa desses piques de luz. Há 20 anos atrás tinha no máximo 400 casas no bairro, hoje tem 829 casas que pagam IPTU e mesmo com a comunidade crescendo a estrutura da energia continua a mesma. A gente paga nossos impostos, pagamos a conta de luz na data certa, então a gente pede que a CEMIG nos trate com respeito também”, reforçou Robson. 

O Vereador Marco Cardoso (PSDB) também fez críticas à atuação da CEMIG no Bairro Paraíso.  “No Paraíso a luz cai todo dia no mesmo horário. Por volta das 17h a luz vai embora e diariamente tem de 10 a 20 piques de luz. Recebi vários telefonemas ontem sobre isso, principalmente de pessoas do Córrego Engenho e Palmital, que são duas regiões com muitos piques de luz. Teve um dia que o Paraíso ficou 72 horas sem luz e as pessoas perderam tudo que tinham em casa. Estamos tentando contato com a CEMIG, mas não conseguimos falar com ninguém. Estamos sendo feitos de bobos fazendo indicações, precisamos tomar providências mais rígidas”, enfatizou Marco. 

Encerrando a discussão, o Vereador Bartomélio Martins (PT) sugeriu “podemos acionar a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para que ela notifique a CEMIG. Ela tem dispositivos para fazer com que a companhia cumpra sua função aqui”. O Presidente Edenilson ainda concluiu que  “estamos pensando em ir até Brasília para levar essa pauta e deixá-los cientes da seriedade do que estamos falando, com dados técnicos. Não aguentamos mais fazer indicação e não ter resposta da CEMIG. O sistema de energia foi implantado há mais de 30 anos, a população triplicou e o sistema continua o mesmo. A empresa não pensa no bem-estar da população e no uso eficaz da energia que é um direito nosso e pagamos caro por ela”, lamentou Edenilson. 

*Texto da estagiária Laura Fernandes sob supervisão de Mônica Bernardi.