Vereadores recebem esclarecimentos da Secretária de Obras

por Assessoria de Comunicação publicado 28/04/2021 14h45, última modificação 28/04/2021 15h13

Por intermédio do Requerimento nº 015/2021, de autoria do Presidente da Câmara, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), a Secretária Municipal de Obras e Serviços Públicos, Elaine Rafael Silva, participou como convidada da reunião Ordinária virtual da terça-feira (27/04), para prestar esclarecimentos quanto a obra que está sendo realizada na Avenida Bueno Brandão (Balaústre), no Centro. 

A Secretária Elaine deu início a sua fala com os esclarecimentos acerca da obra no Balaústre. “A obra da Bueno Brandão foi iniciada através de módulos e como já é de conhecimento da comunidade, a capacidade técnica e resistência dos bloquetes ali colocados não atendem ao projeto licitado pela Prefeitura. Portanto, a empresa responsável foi notificada e fará a substituição daquele material em breve. É válido dizer também que a continuidade da obra está vinculada a entrega do trabalho do SAAE, que também está atuando conosco visando a melhor qualidade”, salientou. 

Ainda com relação ao trabalho do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a secretária reforçou que atualmente está sendo feita a troca e manutenção de toda a tubulação de água e esgoto. Segundo ela, “ainda nesta semana surgiu uma demanda maior, pois está sendo feita a manutenção e substituição de toda a rede de drenagem. Porém, no trecho em que esse serviço está sendo executado, toda a drenagem pluvial está comprometida, por isso teremos que retirar toda a manilha e substituir”.  Para finalizar, Elaine ressaltou que a obra está fluindo e logo será entregue mais uma frente de trabalho à empresa que está atuando no calçamento.  

Abrindo a discussão, o Vereador Bartomélio Martins (PT) aproveitou a presença da convidada para solicitar explicações acerca das obras no Bairro Nova Viçosa e em algumas ruas, como a Rua Francisco Elesbão de Araújo e Rua José Borges Santana. Concluindo, Bartomélio ainda questionou sobre a questão da iluminação pública na Rua Geraldo Frontino, Bairro Floresta. A Secretária Elaine respondeu que a obra na Rua Francisco Elesbão está parada porque foi constatado que a empresa estava trabalhando com material em desacordo com o que foi contratado pela Prefeitura, mas as medidas estão sendo tomadas e logo a obra será retomada. Com relação às demais ruas do Nova Viçosa, Elaine informou que algumas obras já foram iniciadas, mas outras demandas ainda não foram atendidas por causa da disponibilidade de mão de obra e maquinário. 

No decorrer da discussão sobre iluminação pública, a secretária reforçou a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 011/2021, de autoria do Prefeito Municipal, Raimundo Cardoso (PSD), sobre o Consórcio Intermunicipal.  “Peço o apoio de vocês nessa votação com extrema urgência, para que possamos aderir ao Consórcio Intermunicipal, visando atender às várias demandas do Município. Nós já temos uma profissional que vai assumir o cargo de Engenheira Eletricista e, em conjunto com essa adesão ao Consórcio, teremos essa resposta para amenizar e resolver as questões quanto à iluminação e manutenção da rede no Município”, reforçou. Na oportunidade, o Presidente Edenilson esclareceu que o projeto chegou na Câmara na manhã da segunda-feira (26/04) e ainda não passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, por isso não foi apreciado e votado. 

Na reunião, os parlamentares tiveram a oportunidade de perguntar sobre o andamento das obras em todo o Município. Encerrando a discussão, o Presidente Edenilson salientou que “fica muito grato com a participação da Secretária Elaine, com seus esclarecimentos sobre o Balaústre e até mesmo sobre as obras em outras regiões da cidade. Nós vereadores somos muito cobrados pelo fato de sermos representantes oficiais da população e essa transparência é muito importante”.


*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi