Câmara encerra homenagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher

por Assessoria de Comunicação publicado 26/05/2021 16h10, última modificação 26/05/2021 17h14

‘’Já é tradição desta Casa Legislativa fazer todo ano uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A data foi celebrada em 8 de março mas devido ao Decreto imposto pela 'Onda Roxa' estamos fazendo agora. O mês de maio é também o mês das Mães e representa as lutas pelas conquistas e pelo serviço prestado de todas as mulheres que foram homenageadas nesta Câmara’’, foi assim que o Presidente Edenilson Oliveira (PSD) deu início ao último dia de homenagens às mulheres indicadas pelos cinco vereadores restantes que aconteceu na reunião Ordinária da terça-feira (25), por intermédio do Decreto Legislativo nº 001/2021. Edenilson finalizou agradecendo as demais homenageadas que passaram pelo Plenário mostrando que ‘’todas trouxeram muita representatividade e benfeitorias em prol do município de Viçosa’’.

O Vereador Cristiano Gonçalves (Solidariedade) escolheu como homenageada Neusa Alves Macedo Rezende, que assim como algumas outras mulheres que receberam a honraria não é natural de Viçosa, mas escolheu a cidade para viver e prestar serviços à comunidade local. Justificando sua escolha, Cristiano disse que ‘’é muito fácil falar da Neusa, eu a conheci quatro anos atrás e desde esse período eu vi que ela é uma pessoa de garra e muita fé. Ela visita enfermos, pessoas depressivas e outras com diversos problemas de saúde e com suas orações busca ajudar os que mais precisam, levando uma mensagem de fé e esperança para a vida daquela pessoa’’.

‘’Quero dizer que me sinto muito honrado em poder fazer essa homenagem e eu diria que a Raissa Rosa é muito necessária para a cidade Viçosa’’, foram as palavras do Vereador Daniel Cabral (PCdoB) para sua indicada. Daniel completou ‘’ela é uma mulher negra, jovem e da periferia que está preocupada com a realidade das mulheres que lá vivem, vendo a realidade dessas pessoas diariamente. O trabalho que ela faz é reconhecido Brasil afora e espero que essa seja a primeira de muitas homenagens’’.

O terceiro parlamentar a prestar sua homenagem foi Gilberto Brandão (Avante). Maria do Rosário Costa Sabino foi escolhida porque segundo ele ‘’Dona Maria lutou a vida inteira na comunidade de Posses, um local muito simples. A homenagem é para ela, mas o privilégio é meu. Ela é viúva do saudoso Adão das Graças Sabino e eu espero que Dona Maria tenha sempre muita saúde e nunca deixe de fazer o bem, porque ela me fez acreditar que o bem é possível’’.

Dando continuidade às homenagens, o Vereador João Januário (Cidadania) se emocionou ao falar da sua indicada: Nilceia Aparecida Ribeiro. Segundo o parlamentar, ‘’eu trabalhava na Prefeitura e atendia mais de 20 famílias viçosenses na área da fisioterapia e foi aí que eu tive a honra de conhecer essa grande guerreira que é a Nilceia. Ela tem um anjo como filho, que é o Marcos Vinicius, portador de uma doença, o qual ela cuida com tanto carinho e amor. Eu sempre pensei que se retornasse à essa Casa eu a homenagearia, estou muito feliz e honrado de entregar essa medalha e o buquê para ela’’.

Finalizando as homenagens, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (Marcão Paraíso) (PSDB) falou sobre sua homenageada Maria Alice Cardoso Gomes, moradora do Bairro Paraíso. Para Marco, ‘’sem ela não sabemos o que seria da região do Paraíso. Ela é uma pessoa muito católica, que faz vários eventos de igreja e dá força para a comunidade. Só tenho a agradecer por tudo o que ela faz para Viçosa. Parabenizo ao Presidente da Casa por proporcionar essa homenagem e estendo a todos os vereadores que homenagearam todas essas guerreiras’’.

* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi