Vereador faz Representação ao Ministério da Economia

por Assessoria de Comunicação publicado 05/05/2021 18h05, última modificação 05/05/2021 18h49

Discutida e aprovada durante a reunião Ordinária da terça-feira (04), a Representação nº 005/2021, encaminhada ao Secretário de Trabalho, Bruno Silva Dalcolmo, do Ministério da Economia solicita que seja apurado as condições de trabalho dos agentes terceirizados de limpeza pública do município de Viçosa. O documento, de autoria do Vereador Marcos Fialho (DEM), demonstra uma preocupação quanto à segurança e saúde desses funcionários, que realizam seus trabalhos por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, uma vez que nos últimos meses, ocorreram acidentes envolvendo os agentes. 

Segundo apresentado pelo vereador na reunião, no dia 3 de abril um caminhão de coleta perdeu o controle em um morro localizado no Bairro Santo Antônio e capotou com os funcionários. Além do mais, no último dia 3 de maio ocorreu um acidente envolvendo um agente de limpeza, onde o mesmo foi atropelado e terá que passar por uma cirurgia. Sobre o último ocorrido, Marcos lamentou que ‘’logo no mês de maio, onde estamos tratando a questão do trânsito, o Agente João Lúcio da Silva sofreu um acidente de uma forma tão brutal’’. 

‘’Como se não bastasse os acontecimentos citados, esses servidores estão trabalhando em contato direto com material contaminado pelo vírus da Covid-19 e não foram vacinados. Desde o mês de fevereiro estamos encaminhando solicitações ao Executivo para que olhassem com atenção a respeito da vacinação desses servidores e nada foi feito. Diversos agentes de limpeza foram contaminados com o coronavírus e hoje ainda temos servidores afastados das suas atividades e levando para dentro de casa o risco de contaminar as suas famílias’’, pontuou o vereador. Marcos ainda completou dizendo que ‘’um dos maiores patrimônios do município de Viçosa não são os bens que o município tem, suas máquinas e prédios, mas sim os seus servidores, que infelizmente não estão sendo valorizados ao longo dos anos como deveriam’’. 

A fim de prestar eventuais esclarecimentos sobre o que vem acontecendo com os agentes de limpeza do SAAE, o vereador enviou o Requerimento nº 017/2021, convidando o Diretor Presidente da empresa, Eduardo José Brustolini, para participar da reunião Ordinária da Câmara no dia 18 de maio.

* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi