Vereadores alertam sobre possível retorno à 'Onda Roxa'
Durante a reunião Ordinária da terça-feira (25), os parlamentares demonstraram preocupação diante do aumento de casos da Covid-19 no Município, da alta taxa de ocupação dos leitos e o possível retorno à Onda Roxa. A questão da vacinação e das barreiras sanitárias também foram pontuadas. É válido destacar que a Vigilância Epidemiológica confirmou mais 44 casos positivos da Covid-19 em Viçosa, na terça-feira (25). O CTI Covid do Hospital São João Batista (HSJB) conta com 10 leitos e a ocupação é de 100%. Já a taxa de ocupação do CTI Covid do Hospital São Sebastião (HSS) é de 57%.
O Vereador Daniel Cabral (PCdoB) abriu a discussão reforçando como o seu mandato vem trabalhando na luta contra o coronavírus. “Quando houve a possibilidade de Viçosa receber a vacina da Pfizer eu articulei uma conversa com o Reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa), Demetrius, e ele me informou que a UFV tinha condições para receber essas vacinas. Também conversei com o Secretário de Saúde do Município, Júlio Cotta, e ficou certo que teríamos a estrutura para recebê-las. Porém, nesta semana ficamos sabendo que 47 municípios de Minas Gerais irão receber a Pfizer e Viçosa não foi contemplada. Isso é um absurdo, porque nós temos aqui uma das melhores universidades deste País. Foi colocado como argumento o tamanho da nossa população e eu chamo isso de injustiça estatística, porque o laudo foi feito a partir do censo de 2019 e os municípios que receberão a vacina são somente aqueles que têm a partir de 79 mil habitantes. Mas segundo o próprio censo de 2020, Viçosa já tem esse número de habitantes”, manifestou o vereador.
O Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), comentou a respeito da manifestação do Vereador Daniel e solicitou a leitura da nota de esclarecimento da Prefeitura Municipal que traz os motivos das vacinas da Pfizer não virem para o Município. De acordo com o que foi lido, assim como a definição dos grupos a serem vacinados compete ao Plano Nacional de Imunização, do Governo Federal, os critérios para o recebimento da primeira leva de doses do imunizante no Estado não cabem à gestão municipal, mas sim ao Governo de Minas.
Dando continuidade, os vereadores Jamille Gomes (PT) e Daniel Cabral também manifestaram pela importância da vacinação das gestantes e lactantes. A Vereadora Jamille salientou que “enviou na semana passada uma indicação ao Secretário de Saúde sobre a possibilidade de inclusão das lactantes no grupo prioritário da vacinação, inclusive está tendo um abaixo-assinado das lactantes de Viçosa com essa movimentação”.
O Vereador Marco Cardoso (PSDB) manifestou sobre o aumento de casos da Covid-19 e salientou que “infelizmente, a maioria das cidades vizinhas não estão cumprindo nada”. De acordo com o site de notícias 'Primeiro a Saber', as cidades da microrregião de Viçosa divulgaram os seus boletins epidemiológicos na terça-feira (25). Ao todo, foram 52 casos confirmados e um óbito ocorrido em Teixeiras. Nesta quarta-feira (26), nove idosos residentes do lar São Vicente de Paulo, em Teixeiras, contraíram a Covid-19 após um surto no local. O Vereador Marco ainda parabenizou o Prefeito Raimundo Nonato (PSD) por ter mantido Viçosa na Onda Vermelha e salientou que as cidades vizinhas também deveriam fazer o mesmo para não sobrecarregar os hospitais de Viçosa e evitar o retorno à Onda Roxa. O Vereador Marcos Fialho (DEM) ainda complementou que “é extremamente importante que a formação de enfrentamento à Covid seja feita por todos os municípios e não só pelo nosso”.
O Presidente Edenilson ainda informou que, em reunião com a Secretaria de Saúde, foi solicitado a implementação de barreiras sanitárias pelo menos aos finais de semana e feriados. Sendo assim, foi feita a Indicação nº 285/2021, de autoria do vereador, solicitando ao Prefeito Raimundo, que encaminhe ao órgão competente a instalação de barreiras sanitárias nas principais vias de acesso rodoviário à cidade de Viçosa às sextas-feiras, sábados e domingos, bem como vésperas de feriados e nos próprios feriados. Todos os parlamentares assinaram a indicação.
O Vereador Sérgio Marota (PSL) também demonstrou sua preocupação diante da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI e pediu a colaboração da população e dos municípios vizinhos para que cumpram as medidas preventivas. A Vereadora Vanja Honorina (PSD) também manifestou-se a favor das barreiras sanitárias.
*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi