Vereadores recebem esclarecimentos da Diretoria de Trânsito

por Assessoria de Comunicação publicado 05/05/2021 12h05, última modificação 05/05/2021 16h24
A DIRETRAN trouxe como principal pauta a Campanha Mundial de Prevenção de Acidentes de Trânsito “Maio Amarelo”

Por intermédio do Requerimento nº 013/2021, de autoria dos vereadores Cristiano Gonçalves (Solidariedade), Presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana, Marcos Fialho (DEM), Relator da Comissão e Gilberto Brandão (AVANTE), Membro da Comissão, a Diretoria de Trânsito (DIRETRAN) foi convidada para participar da reunião Ordinária da terça-feira (04), para falar sobre a Campanha Mundial de Prevenção de Acidentes de Trânsito “Maio Amarelo”. Representando a DIRETRAN, participaram da reunião o Diretor de Trânsito, Kleber Castro, o Chefe do Departamento de Segurança no Trânsito, Renaldo de Faria e a Chefe do Departamento de Apoio Administrativo e Educação no Trânsito, Letícia Caetano. 

O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito e sua primeira edição ocorreu em 2014. O objetivo da mesma é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. No dia 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, por isso o mês de maio foi escolhido para a realização da campanha. 

Em justificativa, o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), ressaltou a importância do requerimento e reforçou que a Câmara já aderiu ao Maio Amarelo, em parceria com o Executivo, colocando em sua fachada um banner, uma faixa que demonstra a gravidade do assunto. Na oportunidade, o Presidente da Comissão de Trânsito, Cristiano Gonçalves, agradeceu pela presença dos convidados e também discorreu sobre a relevância do assunto. 

Kleber Castro abriu a discussão reforçando a importância do Maio Amarelo e lamentou também pelo acidente ocorrido na Rua Gomes Barbosa, envolvendo um funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e um motociclista. “Infelizmente, tivemos esse acidente justamente em maio, mês em que tratamos da importância da segurança no trânsito”. 

Dando continuidade, a Chefe do Departamento, Letícia Caetano, também falou sobre o Maio Amarelo e sua relevância. “Em 2020, 80 pessoas morreram por dia em consequência de acidente de trânsito no Brasil e o nosso objetivo é diminuir esse número. Por isso temos o Maio Amarelo, para mostrar para a população a importância do trânsito seguro. E hoje a gente conta com apoio da Câmara Municipal que está engajada na causa, a Universidade Federal de Viçosa, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros”. 

Complementando a fala dos colegas, o Chefe do Departamento, Renaldo de Faria, ressaltou que “a nossa conduta no trânsito reflete o comportamento das demais pessoas, então esse é o principal objetivo quando falamos de prevenção de acidentes. Trabalhamos com fiscalização e temos muitas demandas, mas a prioridade no trânsito é a vida e isso se faz através de diversas campanhas, com o objetivo de conscientizar a população”. 

No decorrer da reunião, os vereadores aproveitaram para pedir esclarecimentos acerca das questões do trânsito em todo o Município e a atuação da DIRETRAN com relação à fiscalização, multas e campanhas de conscientização. Ainda no Pequeno Expediente, o Vereador Robson Souza (Cidadania) apresentou sua preocupação com relação aos acidentes de trânsito em Viçosa e lamentou pelo ocorrido com o funcionário do SAAE. Além disso, como forma de conscientizar a população acerca da importância da prevenção no trânsito, o vereador mostrou um vídeo trazendo as considerações de um instrutor de trânsito para os cidadãos. 

 
*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi