Secretário de Cultura, Patrimônio e Esportes participa da reunião da Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 26/05/2021 15h55, última modificação 26/05/2021 16h52

Por intermédio do Requerimento nº 019/2021, de autoria do Vereador Marco Cardoso (PSDB), o Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, Thomas Phillipe de Medeiros, esteve como convidado da reunião Ordinária da terça-feira (25/05) para trazer informações acerca do planejamento das ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria. Em justificativa, o Vereador Marco ressaltou que “a cultura e o esporte foram muito afetados por causa da pandemia e ficamos muito preocupados, principalmente com a questão do esporte, já que a maioria das atividades estão paradas”. Além do planejamento das ações, o vereador solicitou que o Secretário Thomas esclarecesse como a Secretaria de Cultura e as pessoas que dependem da mesma foram afetadas pela pandemia. 

O Secretário Thomas iniciou sua fala com a apresentação de um resumo das ações desse início de mandato. Foi apresentado o organograma da repartição e sua diversidade. Além disso, Thomas salientou que “a Assessoria para Eventos de Turismo e Cultura foi transformada em Assessoria de Comunicação da Cultura, entendendo que precisamos ter transparência acerca das ações da Secretaria, assim como publicitar a quantidade de eventos que fazemos”. Ainda a respeito do assunto, o secretário informou sobre a criação de um portal na internet exclusivo da repartição. 

Continuando a explanação, o convidado discorreu sobre a Política de Cultura da Secretaria, incluindo a mudança da sua sede para o prédio da antiga Prefeitura, a criação da Biblioteca e Pinacoteca Municipal, a reforma do Complexo Esportivo, a aquisição de mobiliário e computadores para servidores e a reformulação dos contratos e licitações. “Estamos em momento pandêmico e passando dificuldades tanto de ações quanto de recursos, então é o momento para trabalharmos nossa infraestrutura para que futuramente a gente esteja pronto para  realizar nossas ações”, esclareceu Thomas. 

Outras iniciativas também foram apresentadas ao longo da reunião, como o levantamento e recuperação de acervos de obras da Prefeitura, levantamentos de espaços esportivos e culturais do Município para reforma, reformulação do Conselho de Cultura e Patrimônio para atender as demandas da sociedade, adequação do calendário de eventos à pandemia, abertura de editais de parceria público e privada no esporte e na cultura e editais emergenciais de cultura. 

Por fim, Thomas ainda falou das ações a médio prazo e esclareceu sobre os trabalhos específicos de cada área (Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes), como  o Centro Experimental de Artes, Lei Aldir Blanc, Plano Emergencial de Cultura, Cine Experimental, Conselho Municipal de Política Cultural, Mapeamento de Espaços Culturais, Acervo Municipal, Catálogo de Registros de Bens, Busca de Informações, Conselho de Patrimônio, FUMPAC, Cadastro Esportivo, Conselho de Esportes e Fundo do Esporte, Eventos Esportivos com Distanciamento Social, entre outros. 

Na oportunidade, o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), sugeriu a ampliação da divulgação das atividades da Secretaria de Cultura para que a população possa conhecer os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos e também apresentou alguns questionamentos. Os vereadores Bartomélio Martins (PT), Gilberto Brandão (AVANTE), Jamille Gomes (PT), Marco Cardoso, Marly Coelho (PSC), Rogério Fontes (PSL), Sérgio Marota (PSL), e Vanja Honorina (PSD) também deram sugestões e fizeram questionamentos específicos de cada setor da Secretaria. 

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi