Vereador faz pronunciamento sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

por Assessoria de Comunicação publicado 30/06/2021 14h50, última modificação 30/06/2021 15h08

Durante o uso da palavra livre na reunião Ordinária da terça-feira (29/06), o Vereador Daniel Cabral (PCdoB) fez um discurso em menção ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado no dia 28 de junho. Na sua fala, o vereador disse que ‘’é importante trazer essa pauta para a Casa Legislativa, estamos falando de 7 a 10% da população brasileira que é LGBTQIA+, uma média de 15 a 20 milhões de brasileiros e brasileiras. Nós somos muitos e estamos espalhados por aí’’.

O parlamentar complementou afirmando que em um evento realizado na Câmara Municipal de Belo Horizonte ‘’foi lançada a primeira bancada LGBTQIA+ da câmara e vamos criar a frente de lideranças políticas LGBTQIA+ do Estado de Minas Gerais. Eu não estou sozinho, existem muitos de mim por aí. Nós somos fortes, somos resistentes e vamos continuar lutando pelo nosso direito de existir’’.

Em seu discurso, o vereador se expressou em relação a sua vivência dentro da comunidade LGBTQIA+. ‘’Por muito tempo eu me escondi! Por muito tempo tive medo de não ser aceito. Será que vão me amar? Será que a minha família vai me amar? Medo que muitas outras pessoas também sentiram e pior, ainda sentem! Porque ainda vivemos em uma sociedade cruel! Uma sociedade que insiste em nos matar. Insiste em nos condenar! E é por essas pessoas que ainda precisamos lutar! E fico me perguntando. Existe algum problema comigo? Existe algum defeito em mim? Eu sou como você que se apaixona, sonha, trabalha, tem família e quer também constituir uma família. E não queremos impor absolutamente nada! Nós queremos apenas que respeitem o nosso direito de existir! Somente quem viveu o medo de não ser aceito, sabe a real dimensão de como doí. Mas hoje eu estou aqui como vereador da cidade Viçosa! E faço a pergunta. Qual o tamanho da minha orientação sexual perto do meu trabalho feito para a cidade?’’, finalizou Daniel.

O Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), parabenizou a fala do parlamentar e disse que ‘’a pauta é muito pertinente neste momento e a Câmara de Viçosa se solidariza com a luta. Nós temos a bandeira com as cores do movimento LGBTQIA+ hasteada em frente a Casa Legislativa que mostra todo o respeito que temos com todos os grupos de minoria. A luta sempre tem que prevalecer’’.

Os vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Jamille Gomes (PT), João Januário (João de Josino) (Cidadania), Marly Coelho (PSC) parabenizaram o vereador pela fala e se solidarizaram com a causa.

* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi