Doação de sangue em destaque na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 16/06/2021 15h25, última modificação 16/06/2021 16h24

No uso da Tribuna Livre na reunião Ordinária da terça-feira (15), Wellington Dias expôs sobre a questão da doação de sangue. Wellington é estudante de ‘’Gestão de Processos’’ do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ponte Nova e apresentou um trabalho extensionista desenvolvido pelo curso sobre a doação de sangue. Segundo Wellington ‘’nós temos que desenvolver projetos voltados para a comunidade e assim adotamos a ideia de trabalhar com a doação de sangue. Tendo em vista que, desde 2019, a situação já estava crítica e ficou pior com a questão da pandemia. No momento atual estamos enfrentando uma grande escassez com relação à questão da doação de sangue e também de voluntários a medula’’. 

O Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), parabenizou pelo tema tratado na Tribuna Livre dizendo que ‘’é importante frisar que na segunda-feira, dia 14 de junho, comemorou-se o dia mundial de doação de sangue, um gesto nobre de solidariedade que salva vidas’’. A Vereadora Marly Coelho (PSC) comentou que ‘’devemos nos unir nessa corrente do bem para doar sangue e fazer o teste de medula. Podemos sair um pouco da nossa zona de conforto e salvar uma vida quem sabe. Fica o meu convite a quem quiser e tiver disponibilidade de doar sangue para entrar em contato comigo e organizar uma ida ao Hemominas de Ponte Nova e fazer uma doação’’. 

O Vereador Sérgio Marota (PSL) disse que esteve no Hemominas de Ponte Nova na companhia do Vereador Gilberto Brandão (Avante) onde os mesmos fizeram a doação de sangue. Sérgio disse que ‘’em conversa com a coordenação do local foi relatado que Viçosa é a segunda cidade que mais necessita de bolsas de sangue, então precisamos como viçosenses fazer a nossa parte. É uma vontade imensa trazer uma sede aqui para Viçosa e será feita uma adequação do local, o Executivo está com um olhar muito atencioso para isso’’. O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) disse que ‘’a discussão sobre a doação de sangue é muito importante e é bom salientar que o participante da tribuna pertence a um Instituto Federal que infelizmente hoje vem sofrendo um grande desmonte, principalmente vindo do Governo Federal, mas continuamos na luta defendendo a educação e a pesquisa’’.

O Vereador Gilberto Brandão (Avante) em sua fala pontuou que ‘’a campanha de doação de sangue salva vidas e peço a população de Viçosa que contribuam com esse gesto de carinho e amor’’. Por fim, a Vereadora Jamille Gomes (PT) disse que ‘’com a fala da tribuna me senti encorajada a doar sangue e vou começar a me mobilizar pela vida de outras pessoas’’.

* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi