Vereador apresenta Moção de Solidariedade ao Cônego da Paróquia de Fátima

por Assessoria de Comunicação publicado 23/06/2021 10h12, última modificação 23/06/2021 10h12

Na reunião Ordinária da terça-feira (22/06), foi apresentada a Moção nº 009/2021, de autoria do Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), prestando solidariedade ao Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, que sofreu ofensas enquanto conduzia orações, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em memória às vítimas da COVID-19. O documento teve assinatura dos vereadores Daniel Cabral (PCdoB), Edenilson Oliveira (PSD), Presidente da Casa, Gilberto Brandão (AVANTE), Jamille Gomes (PT), João de Josino (Cidadania), Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Marly Coelho (PSC), Rafael Magalhães (Filho do Zeca do Bar) (PSDB), Robson Souza (Cidadania), Rogério Fontes (Tistu) (PSL) e Vanja Honorina (PSD). 

Na oportunidade, o Vereador Bartomélio convidou os demais parlamentares para assinarem com ele a Moção de Solidariedade. Em justificativa, ele salientou que “nesse fim de semana, a Paróquia de Fátima realizou uma linda homenagem às 500 mil vítimas da Covid-19 na escadaria da igreja. Mas, infelizmente, nesse momento uma pessoa passou e hostilizou o Cônego Lauro”. O vereador ainda lamentou que “estamos vivendo um momento muito delicado em nosso País e o pároco foi atacado de maneira injusta por pessoas que negam a ciência”. 

Na justificativa da Moção nº 009, o Vereador Bartomélio ainda traz que “com o tema ‘Toda vida importa’, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou no último fim de semana, sensibilização e orações em memória às vítimas da Covid-19. A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa, acolheu as orientações da CNBB e do arcebispo de Mariana e se articulou para prestar homenagens aos mais de 500 mil mortos, vítimas da Covid-19, conforme programação amplamente divulgada. Na fachada da Igreja Matriz um grande pano preto foi estendido e foi colocada uma coroa de flores”. 

Dando continuidade, o documento ainda esclarece que “no entardecer do domingo foram acesas 500 velas. Num momento extremamente emocionante, que levou muitas pessoas às lágrimas, enquanto o Cônego Lauro conduzia as orações na escadaria da Matriz, por volta das 18h deste domingo, o clérigo foi ofendido por alguém que estava nas proximidades daquele templo, bem como toda a Igreja, simplesmente por realizar aquele gesto de solidariedade cristã. Os que presenciaram o fato ou assistiram a parte do vídeo, dizem que tratou-se de um ato covarde, feito de forma injusta, numa atitude infeliz e desrespeitosa, ofendendo o pároco, a Igreja e a memória dos 500 mil falecidos pela Covid-19”.

Por fim, por intermédio da Moção, o Vereador Bartomélio ainda ressalta que “os ataques não pararam nas ofensas em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, continuando nas redes sociais. Nestas, um cidadão chama o Santo Padre, o Papa Francisco, de 'porco'. Diante do exposto, esta Casa Legislativa expressa total solidariedade ao Cônego Lauro, vítima desta ideologia negacionista que assusta todos nós. Nosso repúdio, indignação e desejo de que esta injustiça e ofensa ao nosso Pároco Cônego Lauro, à Igreja e à memória das 500 mil vítimas fatais desta Pandemia no Brasil e suas famílias, seja reparada”. 

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi