Escola do Legislativo faz balanço e divulga parceria com o cursinho Afrorar

por Assessoria de Comunicação publicado 23/06/2021 15h47, última modificação 23/06/2021 15h47

Na reunião Ordinária da terça-feira (22/06), o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Coordenador Geral da Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho apresentou os resultados do primeiro semestre de funcionamento da escola sob a atual gestão.

A Escola do Legislativo é um órgão da Câmara Municipal de Viçosa que tem como principal objetivo contribuir para formação técnica e política dos agentes públicos e da sociedade em geral. Oferecer ações educacionais voltadas aos vereadores e servidores do legislativo, lideranças comunitárias, entidades, estudantes e cidadãos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre política, democracia e participação.

O Coordenador Geral afirmou que a Escola permanece cumprindo seu objetivo, além de fazer considerações sobre os projetos desenvolvidos por ela, e salientou “O Câmara Visita, permanece paralizado por exigir que seja feito presencialmente. Mas o Parlamento do Idoso retorna, de maneira remota, agora no segundo semestre, juntamente com o Programa Marcelo Andrade que tem potencial de ser feito online através das obras criadas pela Lei Aldir Blanc na nossa cidade”.

Ademais, o Vereador Sérgio Marota (PSL), Coordenador Técnico da Escola do Legislativo, parabenizou a equipe, e afirmou "um dos maiores sentimentos que a Escola do Legislativo proporciona é o de trazer a cidadania para si. A educação não é o caminho, mas sim o único caminho, por isso esse trabalho se torna tão necessário”.

Também foi abordado o reconhecimento que a Escola do Legislativo recebeu tanto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e das cidades vizinhas que se interessaram em conhecer seu trabalho, principalmente em relação ao Parlamento Jovem que em 2020 terminou com 15 alunos, e este ano recebeu quase 90 inscrições. Ademais, foram abordadas as novas iniciativas da instituição que consistem em reconhecer o trabalho dos professores da educação básica durante a pandemia e a exposição dos trabalhos por eles desenvolvidos.

Em seguida, foi apresentado o cursinho “Afrorar”, iniciativa de Jennifer Vieira estudante de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Brunna Barcellos estudante de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, também na UFV. Ambas são ex-alunas de cursinhos populares e refletiam como poderiam levar essa conscientização sobre o direito às universidades para os bairros afastados do centro, de modo que pudessem capacitar os moradores para os exames sem exigir que se deslocassem grandes distâncias.

O cursinho conta com a parceria da Escola do Legislativo e da Ong Abrindo Possibilidades de Vida (APOV) que cedeu a estrutura no Bairro Nova Viçosa para que pudesse iniciar seu funcionamento, também foram recebidos materiais didáticos do Bernoulli e do Ômega. Segundo Jennifer, "a educação muda e proporciona novas perspectivas, mas ela precisa ser inclusiva. Não só tem que ser para todos, mas ela tem que ir até as pessoas”. O projeto é voluntário e abrirá inscrições em breve.

O Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD) agradeceu ao colega Vereador Professor Bartô e a Jennifer,  “chego a ficar sem palavras com a sua história Jennifer, sua inteligência e a sensibilidade dos professores Bartomélio e Patricia Gomes, atual Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, de trazerem a parceria para que a educação possa realmente e efetivamente funcionar. Isso é o importante quando os poderes e a população se juntam para o bem comum.”

* texto de Thaís Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi