Vereadora presta homenagem ao Banco de Leite Materno

por Assessoria de Comunicação publicado 02/06/2021 11h36, última modificação 02/06/2021 11h36

A equipe do Banco de Leite Materno do Hospital São Sebastião (HSS) recebeu homenagem em reconhecimento público aos seus 15 anos de história e tradição, na reunião Ordinária da terça-feira (01). A congratulação aconteceu com a entrega de placa alusiva solicitada pelo Requerimento n° 010/2021, de autoria da Vereadora Jamille Gomes (PT), tendo como coautores os vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Daniel Cabral (PCdoB), Rafael Magalhães (Rafael Filho de Zeca do Bar) (PSDB) e Vanja Honorina (PSD). Mirene Peloso, Coordenadora Médica do Banco de Leite, recebeu a placa representando a equipe. 

Em justificativa, a Vereadora Jamille ressaltou a excelência dos serviços prestados pela instituição. “Essa homenagem é o mínimo que a gente pode fazer pela equipe do Banco de Leite, que vem dando apoio a tantas mulheres mães que desejam amamentar ou doar leite materno, e aos bebês prematuros que estão na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) precisando desse alimento para sobreviver”. A vereadora ainda comentou sobre o atendimento que recebeu da instituição quando precisou e reforçou sua vontade de ver outras mães e bebês sendo atendidos e acolhidos da mesma forma. “Dentre os 853 municípios de Minas Gerais, nós temos 14 Bancos de Leite Humano e Viçosa é uma dessas cidades, então a gente precisa reconhecer esse trabalho e trazer mais estrutura e condições para ampliar esse atendimento”. 

Na oportunidade, Mirene Peloso agradeceu pela homenagem e discorreu sobre os 15 anos de história e tradição da instituição. “Nós temos uma trajetória muito firme e de sucesso, porque estamos aqui há 15 anos. Além de Viçosa, atendemos também a microrregião. É importante dizer que o Banco de Leite realizou mais de 20 mil atendimentos individuais, mais de 4 mil visitas domiciliares, recebeu doação de mais de 3 mil mulheres e na coleta de leite foram mais de 2600 litros. Além disso, ele forneceu leite humano pasteurizado de qualidade e segurança para mais de 1900 bebês na UTIN”. 

Dando continuidade, a Coordenadora Médica apresentou a equipe e disse que “a instituição ficou pequena para Viçosa, pois temos uma estrutura minúscula para atender tantas mães e fazer um trabalho tão significativo. Então a gente precisa crescer e eu conto aqui com o apoio de todos vocês”. Ainda foi pontuado por Mirene as carências atuais do Banco de Leite, como a necessidade de um carro para transportar o leite humano, a expansão da coleta nos municípios da microrregião, o suporte tecnológico em termos de equipamento, espaço físico e infraestrutura. 

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi