Vereadores comentam sobre a contratação dos auxiliares de Educação Infantil

por Assessoria de Comunicação publicado 10/06/2021 15h25, última modificação 10/06/2021 15h48

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (08), os vereadores da Casa comentaram sobre o edital para contratação de profissionais da educação infantil no município de Viçosa que foi lançado na quarta-feira (09). A Vereadora Jamille Gomes (PT) apresentou, e teve aprovada, na reunião a Indicação nº 322/2021 solicitando a contratação.

Em sua fala, a Vereadora Vanja Honorina (PSD) salientou que ‘’em conversa com a Secretária de Educação, Marli Franco, a mesma me disse que o edital para contratação está quase pronto. Para isso, não há outra razão senão a vacinação dos professores, porque seria incoerente contratar sem vaciná-los, uma vez que a educação e saúde têm que estar alinhados’’.

O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), que assinou a indicação da colega, recebeu a informação com entusiasmo ‘’a contratação das assistentes educacionais é uma informação que nos enche de alegria. Essa luta vem sendo travada há muito tempo, onde nós entendemos a importância da valorização da categoria. É importante reconhecer também o empenho da Casa Legislativa, agradeço a cada vereador e vereadora que junto conosco apoiou e veio desenvolvendo esse diálogo com o Executivo. Por fim, manifesto minha felicidade de iniciar a vacinação dos professores e profissionais da educação’’.

Daniel Cabral (PDdoB) também coautor da indicação, comemorou, durante sua fala, a contratação das profissionais ‘’as auxiliares de educação infantil não só vão garantir o emprego de volta, como também serão vacinadas, ou seja, dois presentes. Isso é uma conquista muito grande e deveria estar acontecendo vacinação para todos, uma vez que é o nosso direito’’. O vereador parabenizou também a Secretária Municipal de Educação pela atuação frente ao cargo.

O Vereador Robson Souza (Cidadania) disse que ‘’fui procurado essa semana por uma professora de escola particular que foi desligada pela falta de aulas e de recursos da instituição para mantê-la. Gera uma preocupação em pensar como vai ficar a questão da vacinação para quem está nessa mesma situação. Cabe a nós vereadores avaliarmos uma possibilidade e estar buscando melhorias nesse sentido, talvez buscando a instituição responsável para que ela comprove que o profissional exercia a profissão antes da pandemia ou até mesmo ir direto à Secretaria Municipal de Saúde’’.

Por fim, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) informou que em conversa com o Coordenador do Setor de Imunizações, Jeferson Viana, o mesmo disse que ‘’já está sendo analisado pelos responsáveis uma forma de estarem vacinando essas pessoas que foram demitidas na pandemia. O Jeferson ficou de avaliar juntamente com o Júlio Cotta, Secretário de Saúde, uma solução para essa situação. Mas ainda assim, ele me sugeriu que seria interessante nós vereadores fazermos um ofício para a Secretaria de Saúde cobrando essa resposta’’.

INDICAÇÃO Nº 322/2021

A Indicação 322 de autoria da Vereadora Jamille com assinatura dos vereadores Bartomélio Martins e Daniel Cabral solicitava a efetivação em caráter de urgência da contratação dos auxiliares de educação infantil (0 a 3 anos). Segundo Jamille, ‘’uma vez que essas pessoas forem contratadas elas terão acesso ao grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19. Estando imunizadas, o retorno às aulas presenciais ocorrerão de maneira mais segura’’. Vale ressaltar que, a categoria já começou a receber a vacina.

* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi