Saúde ganha destaque na reunião dos Vereadores

por Assessoria de Comunicação publicado 30/06/2021 17h30, última modificação 30/06/2021 17h45

A questão da Saúde no Município foi alvo de discussão entre os parlamentares durante a reunião Ordinária da terça-feira (29/06). A Fibromialgia, a situação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos Agentes Comunitários de Saúde, além do Edital do Processo Seletivo nº 001/2021, foram alguns dos pontos comentados. 

Abrindo a discussão, o Vereador Gilberto Brandão (Avante) deu início sobre a questão da Fibromialgia. “Essa doença afeta a maioria das mulheres e 2% da população brasileira. Essa classe passa por muita dificuldade e já temos a Lei Municipal nº 2795/2019, que respalda os direitos dessa população, mas ela não está sendo totalmente cumprida”. O vereador ainda comentou sobre a reunião que teve com a Líder do Grupo de Fibromialgia de Viçosa e também portadora da doença, Franceliana Fontgallant Ladeira. Por fim, Gilberto pediu o apoio de todos os vereadores nessa causa. 

Na oportunidade, o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD) manifestou que essa Lei veio de um projeto de sua autoria e coautoria da ex-Vereadora, Brenda Santunioni. “Queria saber quais são as novas demandas, porque a demanda na área da Saúde, a prioridade na fila dos bancos e nos estacionamentos, por exemplo, foram colocadas na Lei. Então precisamos fazer uma reunião para ver quais são as reivindicações que não estão sendo atendidas”. 

Dando continuidade, o Vereador Gilberto questionou a respeito da insalubridade dos Agentes Comunitários de Saúde e a precariedade na Saúde. “Até hoje eles não receberam a insalubridade e isso é um descaso com esse pessoal que está trabalhando na linha de frente. Olha para os PSFs e o povão que precisa ser assistido”, desabafou. 

A Vereadora Jamille Gomes (PT) comentou sobre a questão da UBS do Bairro Santa Clara. “Fiquei indignada como encontrei a situação da UBS, sobretudo porque o Vice-Prefeito, Luís Alves (Tilu), nos entregou um relatório com todas as demandas de todas as UBSs de Viçosa e eu cheguei nessa UBS ontem e não mudou nada, então qual é o objetivo deste relatório?”. A vereadora também apresentou a Indicação nº 373/2021, solicitando que seja providenciado, junto à Secretaria de Saúde, os seguintes serviços para a UBS do Santa Clara: reparos na maca ginecológica; fornecimento de insumos; contratação de Auxiliar Administrativo; contratação de Enfermeiro e de Médico substituto. Além disso, ela apresentou a Indicação nº 374/2021 reivindicando pela realização do pagamento de insalubridade aos Agentes Comunitários de Saúde. Por fim, apresentou a Indicação nº 375/2021 solicitando que seja realizado o devido pagamento dos Técnicos de Enfermagem, conforme o Edital do Processo Seletivo nº 001/2021. 

Os vereadores Marco Cardoso (PSDB), Rogério Fontes (Tistu) (PSL) e Sérgio Marota (PSL) também corroboraram com os questionamentos dos colegas. O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) apresentou a Indicação nº 389/2021, solicitando que seja providenciado, junto à Secretaria Municipal de Saúde, um levantamento dos servidores dos Hospitais e Unidades Básicas de Saúde do Município e, posteriormente, que seja realizada a contratação dos servidores nas unidades que necessitarem. 

O Presidente Edenilson apresentou a Indicação nº 377/2021, solicitando que seja esclarecida a suspensão do processo seletivo de Agente Comunitário das Unidades Básicas de Saúde, bem como sua situação atual. O Vereador Daniel Cabral (PCdoB) também comentou sobre a reunião com o Secretário de Saúde, Júlio Cotta, para esclarecer sobre o declínio da Saúde em Viçosa. 

*Texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi