Vereadores recebem esclarecimentos do Secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural

por Assessoria de Comunicação publicado 23/06/2021 15h55, última modificação 23/06/2021 15h58

A convite do Vereador Gilberto Brandão (Avante), por intermédio do Requerimento nº 026/2021, o Secretário Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Geraldo Deusdedit Cardoso, esteve como convidado da reunião Ordinária da terça-feira (22/06) para apresentar a estrutura, logística, projetos e melhorias iminentes que a Secretaria necessita, bem como sanar eventuais dúvidas. Em justificativa, o Vereador Gilberto salientou que “esse é o primeiro ano de mandato do Prefeito Raimundo e eu vejo que as coisas estão fluindo em relação às estradas rurais para dar condições aos agricultores. E o meu convite é para que o Secretário Geraldo possa relatar quais são os planos da Secretaria em relação às estradas rurais, porque é muito importante que elas sejam cascalhadas e patroladas. Não só as estradas rurais, mas também algumas ruas das comunidades”.  

Geraldo iniciou sua fala trazendo uma apresentação acerca do trabalho da Secretaria de Agropecuária no primeiro semestre de 2020 e a falta de alguns equipamentos. Foram apresentadas fotos de várias máquinas paradas por falta de manutenção e, segundo o convidado, “existe essa defasagem de equipamento para funcionamento do bem público com recursos próprios”. 

Com relação à Feira Livre, Geraldo salientou que “é de responsabilidade direta da Secretaria de Agropecuária, tanto o funcionamento, o horário de permanência dos feirantes e a segurança com relação ao distanciamento, uso de máscara e álcool em gel”. A Feira Livre de quarta, projeto desenvolvido pelo Vereador Marcos Fialho (DEM) quando o mesmo ainda era secretário, também foi citada pelo convidado. “Essa feira é muito bem vista pela população, pois são produtos vindos da Agricultura Familiar e do Pequeno Produtor”.  

O Secretário de Agropecuária também comentou sobre as visitas técnicas. “Estamos procurando um espaço para desenvolver outros projetos, construção de bloquetes, um grande laboratório de mudas, uma série de frutas e tipos de capins. Queremos criar um grande laboratório da agricultura”. No decorrer da apresentação foram mostradas várias visitas. Também foi falado sobre o projeto da Caixa Seca e Mecanização Agrícola. 

Com relação às obras, foi apresentado que boa parte das estradas rurais estão em condições precárias devido ao grande volume de chuva nos dois últimos anos. Foram mostradas várias fotos de diferentes regiões rurais de Viçosa e, segundo o Secretário Geraldo, “existe no Município no mínimo de 100 a 200 locais com pequenas, médias e grandes erosões”. Também foram apresentadas algumas reuniões realizadas no primeiro semestre. Por fim, o convidado salientou que a Secretaria está à disposição para atender as demandas e, em breve, todas serão atendidas. 

O Vereador Daniel Cabral (PCdoB) questionou a respeito de qual é o plano de ação da Secretaria para os próximos quatro anos e também perguntou sobre o Consórcio Intermunicipal. O Vereador João de Josino (Cidadania) parabenizou a Secretaria pelos trabalhos. O Vereador Robson Souza (Cidadania) sugeriu o calçamento de um morro no Distrito de São José do Triunfo. O Vereador Sérgio Marota (PSL) questionou sobre a obra na ponte da Comunidade do Coura. Além disso, Sérgio também falou da entrega da pá carregadeira para o Município. A Vereadora Jamille Gomes (PT) perguntou sobre o mapeamento dos agricultores de Viçosa e o banco de dados. O Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PSL) questionou acerca da conclusão da obra na região do Maynart e apresentou algumas sugestões para a Secretaria com relação às estradas rurais. Os vereadores Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) e Marly Coelho (PSC) questionaram acerca dos animais soltos nas estradas. O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) perguntou acerca do planejamento da pasta com relação à juventude e as escolas rurais. A Vereadora Vanja Honorina (PSD) também parabenizou a Secretaria pela presteza e disponibilidade de sempre. O Vereador Marcos Fialho (PSD) questionou sobre o programa de mecanização agrícola, o serviço de extensão rural e o plano de contingência para atender produtores no período chuvoso. O Presidente da Casa,  Vereador Edenilson Oliveira (PSD), questionou como é feito o abastecimento das máquinas e sobre a questão dos horímetros das máquinas.

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi