Vereadores recebem esclarecimentos do novo Diretor do SAAE

por Assessoria de Comunicação publicado 30/06/2021 13h57, última modificação 30/06/2021 13h57

A convite do Vereador Robson Souza (Cidadania), por intermédio do Requerimento nº 028/2021, o novo Diretor Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e ex-Vereador, Marcos Nunes Coelho Júnior,  esteve como convidado da reunião Ordinária da terça-feira (29/06) para apresentar o planejamento das ações atribuídas ao cargo assumido recentemente. Em justificava, o Vereador Robson salientou que convidou Marcos Nunes em uma reunião que aconteceu na quinta-feira (24/06). "Diante dessa constante troca na direção do SAAE, gostaria de saber qual o seu planejamento à frente da Autarquia, já que você está há uma semana como novo Diretor”, explicou. 

Abrindo a discussão, Marcos iniciou comentando sobre a mudança da direção do SAAE. “Essa troca se deve muito pela importância do que essa Autarquia representa para o Município, além da sua relevância enquanto um corpo público, nós trabalhamos com três áreas essenciais para a população que é a água, esgoto e resíduos sólidos”. Marcos também atuou como Diretor de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos do SAAE.

Dando continuidade, o convidado comentou sobre a obra da Estação de Tratamento de Esgoto da Barrinha (ETE Barrinha), a questão da água e o aterro sanitário de Viçosa. Com relação a obra, Marcos disse que “a obra está parada, mas estamos ansiosos para que ela retorne, pois com ela finalizada podemos tratar 60% do esgoto da cidade”. Sobre a questão da água, o Diretor do SAAE salientou que “esse é um ano atípico e ainda não existe a possibilidade de racionamento, mas há uma questão de chuvas escassas e estamos de olho nisso. Temos duas estações de tratamento e  muitos projetos sobre o que fazer para ampliar essa captação de água e cuidar dos pagamentos de serviços ambientais”. 

Com relação ao aterro sanitário, Marcos informou que “está no fim da sua vida útil e, infelizmente, o aterro é uma montanha de lixo que não precisava ser daquela maneira, pois é um desperdício de dinheiro, recursos ambientais, humanos e sociais”. O Diretor do SAAE ainda falou sobre a importância da conscientização social na coleta seletiva e triagem dos resíduos sólidos em casa. “Eu diria que hoje nós enterramos 55 toneladas, e se fizéssemos essa triagem adequada e separássemos o lixo na nossa casa, o aterro receberia 10 toneladas de lixo por dia, ou menos ainda”. 

Na oportunidade, o Vereador Sérgio Marota (PSL) questionou a respeito do material inerte e da coleta seletiva. O convidado respondeu que a coleta seletiva realmente é a saída e deve ser feito um trabalho de conscientização nesse sentido. O Vereador Gilberto Brandão (Avante) perguntou sobre a limpeza dos bairros periféricos e foi esclarecido pelo Marcos a respeito do mutirão e do plano de varrição que acontece. 

O Vereador Daniel Cabral (PCdoB) questionou a respeito da situação financeira atual do SAAE e seu planejamento estratégico. O Diretor Marcos respondeu que “o SAAE trabalha um pouco deficitário na tarifa de água e há uma recomendação do SISAV de mexer nessa tarifa, a questão do esgoto é tranquilo e o resíduo sólido está ‘elas por elas’, já avançamos no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, mas precisamos avançar em outros aspectos”. O Vereador João de Josino (Cidadania) também perguntou sobre a questão da situação do SAAE e do material inerte. Marcos esclareceu que o SAAE foi recebido pela nova administração com um déficit de 800 mil reais. 

A Vereadora Jamille Gomes (PT) deu a sugestão do fortalecimento da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT) e Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE), além da criação de campanhas educativas. O Vereador Robson Souza (Cidadania) também falou sobre as condições desumanas de trabalho dessas associações. 

A Vereadora Marly Coelho (PSC) questionou sobre a água com gosto de cloro e também manifestou pela causa animal. O Diretor do SAAE esclareceu que está tudo certo com o tratamento da água e com relação ao plano de conscientização da causa animal, ele disse que ainda não têm, mas pode ser pensado. O Vereador Rogério Fontes (PSL) também perguntou sobre a causa animal e a questão da limpeza nos bairros.

O Vereador Marco Cardoso (PSDB) questionou sobre a falta de água nos bairros Santa Clara e Romão dos Reis, além dos horários de coleta de lixo. O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) também perguntou sobre a crise hídrica, a possibilidade de uma terceira Estação de Tratamento de Água (ETA 3) e o cadastro de imóveis de Viçosa. O Vereador Marcos Fialho (PSD) expôs suas dúvidas a respeito da ETE Barrinha, do responsável técnico pelo aterro sanitário, da usina de reciclagem e coleta no meio rural. 

O Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), ponderou que não se sentiu contemplado no momento em que o Diretor Marcos falou sobre deixar para trás as questões da gestão passada, pois “muitas vezes temos que recorrer lá atrás para melhorar lá na frente”. O novo Diretor Marcos concordou com o posicionamento do Presidente Edenilson e esclareceu que realmente a Autarquia tem muitos problemas, mas é necessário seguir em frente e fazer um novo planejamento buscando melhorias. 

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi