Falta de médicos é pauta da Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 15/07/2021 08h11, última modificação 15/07/2021 08h11

Abrindo a Tribuna Livre da reunião Ordinária da terça-feira (13), a cidadã Neuza Gonzaga reivindicou pela questão da Saúde no Bairro Coelhas. O ex-Vereador Helder Evangelista também fez uso da tribuna e complementou a fala da cidadã com relação a  falta de médicos. Durante a sessão, os parlamentares se solidarizaram com as falas e o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) apresentou a Indicação nº 415/2021, que trata sobre o assunto.  

De acordo com Neuza, moradora do Bairro Coelhas, não tem posto de saúde e falta médicos no bairro. “Meu bairro é um lugar de difícil acesso onde tem dois cadeirantes e pessoas com deficiências. Não tem posto de saúde e a gente luta com a falta de médico, porque o morador do Bairro Coelhas tem que ir até o posto do Santa Clara para consultar”. Neuza também disse que acabou de ser feita uma Unidade Básica de Saúde no bairro, porém não tem médico. Na oportunidade, o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), sugeriu que a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública promovesse uma reunião com o Prefeito Municipal, Raimundo Nonato (PSD), para tratar dessas demandas.

O ex-Vereador Helder comentou sobre a falta de médicos no setor 2 da Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Clara. “No Santa Clara, além de não ter médico, não tem auxiliar administrativo, não tem técnico de enfermagem, não tem telefone e computador na recepção”. Helder também salientou que "está difícil a questão dos médicos, mas o Executivo não pode parar de procurar". 

O Vereador Marco Cardoso, Relator da Comissão de Direitos Humanos, parabenizou Neuza pela luta constante pelo seu bairro. “Eu faço parte da Comissão dos Direitos Humanos e vamos combinar uma reunião junto com o Prefeito para tentar solucionar esses problemas”. O vereador ainda apresentou a Indicação n° 415/2021, solicitando ao Prefeito Municipal que envie esclarecimentos quanto à falta de médicos na Unidade Central de Saúde do Município. 

A Vereadora Marly Coelho (PSC) parabenizou Neuza pela fala e disse que “essa carência de médicos nos PSFs é um problema bem grave que está acontecendo em toda cidade e tem que ser sanado”. O Vereador Daniel Cabral (PCdoB) também manifestou que “é inadmissível as coisas que vêm acontecendo em Viçosa. Dizer que nós vereadores vamos ter que contratar médico parece piada”. A Vereadora Jamille Gomes (PT) também ressaltou que “se está faltando médico não é nosso papel ficar buscando médico. Se o problema é salário, vamos aumentar então, porque a população não pode ficar desassistida”. 

O Vereador Robson Souza (Cidadania), Presidente da Comissão de Direitos Humanos, se colocou à disposição para buscar melhorias para o Bairro das Coelhas. O Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PSL) também comentou sobre as reclamações quanto a falta de médicos na UBS do Bairro Santa Clara. 

Os vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Gilberto Brandão (Avante), João de Josino (Cidadania) e Sérgio Marota (PSL) também se solidarizaram com a fala da Neuza. 

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi