Fibromialgia é pauta de discussão na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 07/07/2021 15h05, última modificação 07/07/2021 15h21

A participante da Tribuna Livre da reunião Ordinária da terça-feira (06), Franceliana Fontgallant, discutiu sobre a questão da fibromialgia no município de Viçosa. A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. A cidadã, que é portadora da doença, solicitou a colaboração dos parlamentares para que seja colocado em prática o que foi acordado na Lei Municipal nº 2795/2019, que institui o Dia Municipal da Fibromialgia.

Em sua fala, Franceliana expôs que ‘’nós portadores da doença estamos necessitando não só da fiscalização para que essa lei saia totalmente do papel, mas principalmente das medicações e exames que são de alto custo. Não temos condições de efetuar o pagamento para todos e principalmente precisamos do acompanhamento médico com o reumatologista e um psicólogo. Além da dor causada pela doença, existem outros sintomas, como alterações do sono, depressão e ansiedade. Já tinha sido conversado sobre um espaço para fazer o atendimento dos portadores de fibromialgia. Além do mais, as empresas públicas, concessionárias de serviços públicos e empresas privadas, que são obrigadas a prestar atendimento preferencial, não sabem nem o que é a doença. O apoio da Casa Legislativa é fundamental para conseguir concretizar e levar bem-estar a essas pessoas que tanto necessitam desses atendimentos’’. 

O Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), que é autor do projeto de lei originário da Lei Municipal nº 2795/2019, disse que ‘’a lei tem que ser cumprida e executada, os atendimentos preferenciais aos portadores da doença não acontecem de forma organizada. A situação é realmente grave e complexa. Peço à Comissão de Saúde da Câmara que faça um levantamento para averiguar essa situação, uma vez que é recorrente nesta Casa Legislativa a questão da fibromialgia’’.

O Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), que recentemente teve aprovado o seu Projeto de Lei n° 025/2021 que institui a Política Municipal de Atenção, Diagnóstico e Tratamento às pessoas com Doenças Raras no município de Viçosa, parabenizou o uso da tribuna. ‘’Esperamos que o Município cumpra a lei porque fazemos o projeto de lei na Casa Legislativa e esperamos que seja levado a sério. Sabemos da dificuldade das pessoas que passam por isso, e peço que a Comissão de Saúde reveja essa questão e verifique suas causas’’. 

O Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Sérgio Marota (PSL), colocou a comissão a disposição para ‘’ajudar no assunto e apoiar no que for possível’’. O vereador disse que vai fazer ‘’um ofício aos bancos para informar a maneira certa de como tratar e atender os portadores de fibromialgia, isso é o mínimo’’.

Por intermédio da Indicação nº 396/2021, o Parlamentar Gilberto Brandão (Avante) solicitou que o Executivo envie à Câmara informações a respeito do cumprimento das decisões tomadas na Lei nº 2795. Em sua justificativa, Gilberto disse que ‘’espera-se com essa indicação e com o apoio de todos os vereadores que as pessoas portadoras de fibromialgia sejam assistidas como merecem. Coloco-me à disposição, com a Franceliana e com a causa, e pretendo lutar junto para que sejam garantidas as solicitações e os direitos’’. 

Os vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Jamille Gomes (PT), João Januário (João de Josino) (Cidadania), Marcos Fialho (DEM), Marly Coelho (PSC) e Robson Souza (Cidadania) parabenizaram o uso da tribuna.

 * texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi