Vereador participa de reunião da Comissão de volta às aulas

por Assessoria de Comunicação publicado 16/07/2021 08h09, última modificação 16/07/2021 10h58

Foi realizada na quarta-feira (14), no auditório da Escola Municipal Doutor Januário de Andrade Fontes, uma reunião da Comissão de Protocolo para retorno das Aulas presenciais em Viçosa. O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), que faz parte da Comissão representando a Câmara Municipal, participou do encontro. O assunto referente a volta às aulas no Município também foi discutido na reunião Ordinária da terça-feira (13). 

De acordo com o Vereador Bartomélio, a reunião tratou de algumas questões acerca da volta às aulas e alguns procedimentos. “Ficou decidido que a volta às aulas presenciais no Município só acontecerá no final de setembro, após a segunda dose de vacinação”. O vereador ainda comentou que “a defesa da maioria dos membros da Comissão é que a volta às aulas só aconteça após a segunda dose dos trabalhadores da Educação”. 

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - Subsede Viçosa (Sind-UTE Viçosa) também esteve presente na reunião e fez uma divulgação dizendo que “ficou condicionado o retorno das aulas presenciais após 14 dias da imunização completa dos profissionais da educação, sejam eles públicos ou privados. Os representantes do Executivo concordaram em buscar, dentro das possibilidades, o adiantamento da segunda dose das vacinas em um mês para esses profissionais, a fim de promover o quanto antes o retorno que estaria previsto para o final de setembro, data em que todos os profissionais já teriam tomado a sua segunda dose”. 

Reunião Ordinária

 

O assunto também foi discutido na reunião Ordinária da terça-feira (13). Os vereadores Bartomélio Martins, Daniel Cabral (PCdoB) e Rogério Fontes (Tistu) (PSL) comentaram sobre o tema e manifestaram pelo retorno seguro das aulas.

O Vereador Bartomélio criticou o Governo Estadual “o Governador de Minas, Romeu Zema, tem impulsionado junto com a Secretária de Educação, a volta às aulas apressada, sendo que tem cidades que os professores nem sequer foram vacinados. Menciono a Secretária Municipal de Educação, Marli Franco, que teve o compromisso em afirmar que Viçosa só volta às aulas depois da segunda dose da vacinação, é um exemplo que o Estado deveria seguir. É evidente que no cenário ideal a comunidade escolar deveria estar vacinada, não só os professores, mas também os estudantes e seus familiares. Nós estamos vigilantes para que isso não ocorra de maneira que possa prejudicar as pessoas e o nosso Município, uma vez que a nossa cidade tem uma escassez de leitos de UTI’’, disse o parlamentar.

O Vereador Daniel afirmou que defende o retorno das aulas com 100% dos profissionais da educação vacinados com a segunda dose. “Alguém que pede o retorno das aulas desconhece a realidade das nossas escolas. A cidade não tem protocolo e estrutura caso houver algum surto. Estão todos apreensivos para esse retorno, mas é possível esperar a vacinação avançar na cidade. Nós precisamos retornar com segurança, com pelo menos 70% da população vacinada para que haja um retorno de forma segura”. 

O tema também foi comentado pelo Vereador Rogério. Segundo ele, “as aulas estão prestes a retornar e ainda existe a pendência de profissionais de escolas particulares que foram demitidos durante a pandemia e não puderam ser vacinados, é lamentável que talvez eles não consigam retornar ao seu emprego por esse fato. Vamos torcer para todas as pessoas serem vacinadas independentemente de idade, porque o Plano Nacional da Vacinação infelizmente tem sido muito fraco”.

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi