Vereadores aprovam projeto sobre Iluminação Pública

por Assessoria de Comunicação publicado 15/07/2021 08h11, última modificação 15/07/2021 08h11

Na reunião Extraordinária da terça-feira (13), realizada logo após a Ordinária, aconteceu a discussão e votação do Projeto de Lei (PL) nº 027/2021, de autoria do Prefeito Municipal, Raimundo Cardoso (PSD), que autoriza crédito especial ao Orçamento vigente. O PL visa incluir no orçamento do Executivo a abertura de crédito no valor aproximado de 130 mil reais para manutenção e participação do município de Viçosa no CIMVALPI (Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga) onde as verbas serão alocadas na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

O Vereador Sérgio Marota (PSL), ao justificar sua defesa na aprovação do projeto, disse que o PL ‘’é muito plausível e Viçosa necessita muito desse crédito especial para a contratação de uma empresa para fazer reparos na iluminação pública da cidade. Há pouco tempo atrás a Casa Legislativa aprovou a contratação de engenheiro elétrico e para concluir esses serviços de  iluminação pública na cidade deve-se abrir esse crédito especial para contratação dessa empresa’’. O parlamentar comentou também sobre algumas lâmpadas de LED na cidade que estão com defeito. ‘’Caso o Executivo execute em tempo hábil, essas lâmpadas ainda estão na garantia e é possível conseguir o ressarcimento da empresa responsável que executou o trabalho de iluminação na gestão passada’’, finalizou Sérgio.

Explicando melhor sobre a prerrogativa do projeto, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB) disse que ‘’essa Casa Legislativa votou recentemente para que Viçosa aderisse ao CIMVALPI e agora precisamos dar uma contrapartida, no valor de R$ 130.000, para solucionar algumas demandas. O Consórcio vai auxiliar justamente na questão da iluminação pública, que é uma demanda generalizada da cidade, aonde vários moradores vem reivindicando esse problema’’.

O Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade) disse que ‘’nós parlamentares recebemos inúmeras reclamações desde o início desse mandato sobre a questão da iluminação pública na nossa cidade. A partir do momento que a Casa Legislativa autoriza esse crédito especial fica a cargo e responsabilidade da Prefeitura executar’’.

Por fim, o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) parabenizou a gestão passada pela colocação das lâmpadas de LED, dizendo que ‘’Viçosa foi pioneira no estado ao fazer isso. A comunidade de Nova Viçosa/Posses, onde sou morador, foi um dos primeiros lugares a ser recebido com essa reforma na iluminação e percebeu-se como a segurança aumentou significativamente. Ainda assim, existem muitos pontos da cidade que estão desassistidos e precisa da ampliação da rede elétrica o quanto antes. Essa Casa Legislativa tem o compromisso com Viçosa e o que for positivo para a cidade. Nós estamos com disposição para trabalhar e construir para que possamos ter uma cidade iluminada’’.

O PL foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi