Vereadores falam sobre as Obras no município

por Assessoria de Comunicação publicado 07/07/2021 16h20, última modificação 07/07/2021 16h46

No uso da Tribuna Livre da reunião Ordinária da terça-feira (06 de julho), o ex-Presidente da Casa Legislativa, Carlitos Alves, expôs sobre as obras no município de Viçosa. O assunto esteve presente nas indicações dos vereadores com solicitações ao Executivo.

Em sua fala, Carlitos disse que ‘’com três mandatos de vereador e tendo assumido durante 10 meses como Secretário de Obras, posso dizer que essa secretaria é a mais importante do Município. As solicitações que coloco é que seja realizada uma vistoria na obra próximo à rodoviária, em que foi divulgado que a obra estava finalizada, mas faltam fazer diversos reparos no local. O segundo pedido é pela reforma do Colégio Viçosa, que seja feita com mão de obra própria. Outra situação muito difícil que vem acontecendo no Município, é a terceirização de máquinas e carros pela Prefeitura. Se consertasse os veículos que estão com problemas e pararem de terceirizar, geraria uma economia muito grande para a cidade’’.

O Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, Vereador João Januário (João de Josino) (Cidadania), no uso da palavra livre, agradeceu o ex-Presidente e disse que ‘’foram tratados assuntos muito sérios e que devem ser tomadas as devidas providências para não acontecer algo pior. Estarei convidando os demais membros da comissão e o Secretário Municipal de Obras para realizarmos visitas nos locais solicitados pelo Carlitos’’.

O Vereador Marco Cardoso (PSDB) apresentou as Indicações nºs 394 e 395/2021, solicitando que seja estudada a viabilidade de melhorias na sinalização e manutenção do quebra-molas localizado na Vila Paraíso, Km 07 da Rodovia MG-280; e que sejam enviadas à Casa informações sobre possíveis obras a serem realizadas na ponte localizada na Rua Modesto Apolinário, Bairro Romão dos Reis. No uso da palavra livre, o vereador comentou sobre a finalização da obra na Avenida Bueno Brandão (Balaústre) dizendo que ‘’é uma obra de suma importância na nossa cidade e dá um alívio vê-la finalizada, uma vez que gerou um transtorno durante cinco meses’’.

O Vereador Marcos Fialho (DEM) apresentou a Indicação nº 411/2021, pedindo que seja providenciada a construção de muros de acompanhamento da ponte de acesso à Comunidade Rural do Coura. Na ocasião da reunião, o parlamentar parabenizou o Executivo pela finalização na obra no Balaústre. ‘’Essa é uma questão que vínhamos debatendo aqui ao longo dos seis primeiros meses, vários vereadores fizeram indicações apelando ao Executivo que se concretizasse essa obra o mais rápido possível’’.

Por intermédio da Indicação nº 393/2021, Rogério Fontes (Tistu) (PSL) requereu o patrolamento e cascalhamento da Rua David de Oliveira Santos, localizada no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz, região do Morro do Cafezal.

O Vereador Sérgio Marota (PSL), pela Indicação nº 392/2021, solicitou à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos a reparação do asfalto na Rua Aimorés, no Bairro São Sebastião.

Rafael Magalhães (Rafael Filho do Zeca do Bar), por intermédio das Indicações nºs 404 e 405/2021, solicitou ao Executivo operação tapa-buracos na Rua Juvelino Gonçalves e na Rua Olavo Bilac, ambas no Bairro Estrelas.

A Vereadora Vanja Honorina (PSD) apresentou fotos das Indicações nºs 412, 413 e 414/2021, solicitando respectivamente que: sejam providenciadas reformas e a devida manutenção da Avenida Governador Ozanan Coelho, próximo à rotatória que faz o entroncamento da via com a Rua Antônio Lopes Lelis, localizada no Bairro Santo Antônio; seja encaminhado aos proprietários dos terrenos localizados nas ruas Luiz Bhering e Mário Dutra dos Santos, Bairro Santo Antônio, próximo da Escola Estadual Raul de Leoni, e na Avenida Joaquim Lopes de Faria, entre os números de 386 a 60, os serviços de roçada, manutenção e cercamento, bem como notifique e aplique as sanções administrativas cabíveis contidas no Código de Posturas do município de Viçosa, Lei Municipal nº 2457/2015, que dizem respeito sobre terrenos, edificados ou não, lotes vagos e propriedades, privadas ou públicas; seja realizada a vistoria da marquise pertencente ao imóvel localizado na Rua Dr. Milton Bandeira, nº 125, Bairro Centro, bem como notifique o proprietário do imóvel para que sejam realizadas as manutenções pertinentes ao caso.

O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) apresentou a Indicação nº 409/2021, solicitando que seja realizado, junto à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, o cascalhamento da Rua Geraldo Frontini, Bairro Floresta.

No uso da Palavra Livre, o Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade), comentou “estive na Rua Santa Luzia e na Rua Augusta Siqueira onde o ribeirão está totalmente assoreado, com uma represa de esgoto, muito mosquito e acúmulo de lixo.  Quero dizer para os moradores dessas ruas que a máquina já foi solicitada e em breve a obra será realizada”.

Por fim, Daniel Cabral (PCdoB) discutiu sobre as obras próximas  ao Supermercado Mineirão. ‘’Senão forem tomadas as devidas providências a parte do trevo vai afundar e gerar um problema muito maior para o Município. Se começar a chover, corre o risco de acontecer um desabamento. É uma responsabilidade herdada por essa nova gestão, que infelizmente é de responsabilidade da própria empresa que fez a parceria público-privada. Mas é preciso buscar uma solução imediata ou a situação vai ficar caótica’’.

*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi