Volta às Aulas retorna a pauta de discussão dos Vereadores

por Assessoria de Comunicação publicado 18/08/2021 17h05, última modificação 18/08/2021 17h22

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (17), os vereadores voltaram a comentar e se mostraram preocupados quanto ao retorno das aulas presenciais na cidade de Viçosa. Foram feitas também duas indicações relacionadas ao assunto.

O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) ressaltou que ‘’a situação é muito preocupante, porque a cidade de Ubá, por exemplo, teve aulas suspensas devido ao número alto de alunos contaminados. Não adianta simplesmente retornar a aula sem os devidos cuidados e sem a população vacinada. Atualmente, só temos 25% dos viçosenses vacinados com a segunda dose, sendo assim é impossível ter uma segurança’’.

‘’Temos boas notícias de que com o avanço da vacinação no município de Viçosa o número de internações também caíram. Isso é fruto de uma campanha de imunização e uma vitória da ciência e do SUS. Agora é hora de fazer a retomada de alguns setores mantendo todos os protocolos de segurança, mas agora não é o momento para o retorno às aulas. É justamente pelo fato de que a vacinação funciona que é importante garantirmos a vacinação para todos e conseguir manter esses índices favoráveis como temos encontrado no Município’’, opinou o Vereador Daniel Cabral (PCdoB).

O Vereador Gilberto Brandão (Avante) aproveitou a discussão e esclareceu que ‘’na última reunião Ordinária, houve uma má interpretação de que eu ser favorável ao retorno das aulas significa que eu queira colocar a segurança dos estudantes e professores em risco. Jamais vamos querer usar a educação como instrumento. Nós vereadores somos procurados por pessoas que necessitam e precisam trabalhar e deixar suas crianças em lugares seguros. Tenho o maior respeito pelas famílias que não querem deixar seus filhos retornarem, elas têm o direito. Nós temos a vigilância e devemos confiar no Poder Executivo’’.

Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), no uso da Palavra Livre, comentou sobre a situação da Escola Municipal Almiro Paraíso. ‘’Existe uma grande preocupação da comunidade do Paraíso porque a escola não tem condições nenhuma de voltar às aulas, uma vez que as salas não têm a ventilação necessária para evitar uma possível proliferação do vírus. Sem contar que em outubro ou novembro vai começar a acontecer a reforma da escola, conseguida através de uma emenda parlamentar. Então, não faz sentido a Prefeitura fazer um investimento agora para depois ser feito de novo. Além do mais, 99% dos pais que conversei são contra o retorno presencial . Fica o questionamento ao Executivo se em algum momento houve uma reunião com responsáveis para colher opiniões sobre a volta às aulas, pois é preciso ter diálogo’’, disse Marco.

INDICAÇÕES

A Vereadora Jamille Gomes (PT) apresentou, e teve aprovada, a Indicação Nº 474/2021 que solicita ao Poder Executivo que encaminhe à Casa Legislativa informações sobre a necessidade de um termo de autorização/responsabilidade que algumas instituições de ensino estão pedindo para as famílias no retorno às aulas. ‘’Essa solicitação se faz necessária com o intuito de entender a finalidade da autorização. Quando colocamos a questão desse termo, tiramos a responsabilidade de outros setores. A escolha de levar ou não o filho para escola tem que envolver outras variáveis do contexto do pai ou da mãe que está mandando seu filho, estamos vivendo um desamparo em vários níveis’’, disse a parlamentar ao justificar a solicitação.

Por fim, Rogério Fontes (Tistu) (PSL) solicitou, por intermédio da Indicação Nº 476/2021, também aprovada, que seja disponibilizada a vacina Janssen, dose única, para os profissionais da área da Educação. Ao justificar o pedido, Rogério disse que ‘’é claro que não devemos escolher a vacina, porque vacina boa é vacina no braço. Mas, com o retorno das aulas presenciais, é importante o imunizante ser em dose única para que evite aos profissionais esperar a segunda dose, garantindo a saúde dos mesmos’’.

* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi