Melhorias para Novo Silvestre são discutidas em reunião

por Assessoria de Comunicação publicado 15/09/2021 17h50, última modificação 15/09/2021 18h14

No uso da Tribuna Livre na reunião Ordinária da terça-feira (14), a cidadã Rosângela Maria reivindicou melhorias para o Bairro Novo Silvestre. A Vereadora Jamille Gomes (PT) apresentou, e teve aprovada,  uma indicação solicitando iluminação em uma rua da localidade e houve também a aprovação de um projeto que autoriza crédito especial para drenagem e construção de um muro no bairro. O assunto foi repercutido também nas falas de outros vereadores.

A principal reivindicação da cidadã é sobre a falta de água no bairro. ‘’No último fim de semana ficamos três dias praticamente sem água. Nós moradores procuramos o plantão do SAAE (o Serviço Autônomo de Água e Esgoto) mas nunca somos atendidos de forma ágil. O reservatório de água disponível é inviável para um bairro como esse, que está crescendo muito. Além também de existirem outros problemas, como lixo desordenado sendo jogado nas nossas nascentes e asfalto rachado por construções feitas de maneira irregular’’.

O Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), pediu às Comissões de Agronegócio e Meio Ambiente e Obras e Serviços Públicos da Casa, que investiguem os questionamentos colocados por Rosângela para assim fazerem encaminhamentos ao Prefeito Municipal.

A Vereadora Jamille solicitou ao Executivo, por intermédio da Indicação nº 543/2021, a instalação de postes de iluminação e calçamento na Rua Francisco de Assis Lino. ‘’Estamos vendo as periferias de Viçosa passando por muitas dificuldades com a falta de atenção do Poder Público. Nesse sentido, o posto de iluminação inviabiliza algumas casas de terem iluminação própria e o calçamento é necessário, visto que, com as enxurradas que levam parte do calçamento inviabiliza a passagem das pessoas’’, disse a parlamentar ao justificar a solicitação.

Marcos Fialho (DEM), Presidente da Comissão de Agronegócio e Meio Ambiente, disse que ‘’estou marcando uma reunião com a Diretora de Meio Ambiente do IPLAM (atual Geoplam - Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa), Isa Maria e com o comandante da Polícia Ambiental, para irmos vistoriar o local e verificar o que pode ser feito’’.

O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) manifestou apoio a fala da cidadã e salientou ‘’a questão da falta de água no Novo Silvestre é uma demanda antiga e vem da falta de investimento das administrações anteriores’’.

Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade) ressaltou durante sua fala que ‘’as demandas do bairro são enormes, em diversas ruas, com relação também à infraestrutura. Os moradores estão vivendo momentos difíceis e vou estar encaminhando ao Executivo solicitações que busquem melhorar a situação’’.

‘’O Novo Silvestre é um local parado no tempo. Precisa fazer muitas mudanças e eu espero que a atual gestão, que aparentemente está comprometida com o bairro, realize iniciativas e outras séries de demandas para serem cumpridas’’, disse o Vereador Daniel Cabral (PCdoB).

Por fim, em reunião Extraordinária, realizada logo após a Ordinária, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 041/2021, de autoria do Prefeito Municipal, que autoriza crédito especial ao Orçamento vigente para a drenagem e muro de gabião em Novo Silvestre.

* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi