Vereador reúne com SINE para discutir sobre Jovem Aprendiz em Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 01/09/2021 16h15, última modificação 02/09/2021 11h32

O Vereador Gilberto Brandão (AVANTE) esteve reunido na manhã da quarta-feira (01) com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rita Rodrigues, juntamente com o Chefe do Departamento de Desenvolvimento, Carlos Henrique Coelho e o Chefe do Departamento de Indústria e Comércio, Weberth Cardoso, ambos da Prefeitura Municipal de Viçosa. O Sistema Nacional de Emprego de Viçosa - SINE está vinculado a essa Secretaria. A proposta do encontro foi discutir sobre a atuação do Programa Jovem Aprendiz na cidade. 

O Programa é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, voltada para jovens que tenham entre 14 e 24 anos, interessados em ingressar no mercado de trabalho. Sua finalidade é reconhecer as potencialidades dos adolescentes e jovens para que sejam desenvolvidas habilidades e competências essenciais, contribuindo com a construção dos projetos de vida e de empregabilidade.

Anteriormente, o programa era coordenado apenas pela Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa  - APOV, mas atualmente há também a parceria com o SINE. O órgão fica responsável por preparar os jovens a partir de cursos, como os já disponibilizados de Marketing Pessoal e Assistente Administrativo, além de contatar os empresários sobre as vagas disponibilizadas. 

Na oportunidade a Diretora do SINE aproveitou para falar sobre como ocorrem as divulgações das vagas e como é possível fazer o cadastro. “As inscrições que eram feitos pelo SINE já se encerraram, mas há a possibilidade do cadastro ser feito no site da APOV mediante formulário. No site há todas as orientações sobre a documentação e regras a serem seguidas”, disse. 

O Vereador Gilberto finalizou ressaltando a importância do primeiro emprego e de como o programa pode fazer a diferença na vida dos jovens. “Estamos apenas passando aos jovens o que são seus direitos. É muito importante divulgar para que essa oportunidade chegue até eles”, afirmou. 

 

* texto da estagiária Thaís Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi