Vereadores recebem esclarecimentos do Reitor da UFV

por Assessoria de Comunicação publicado 15/09/2021 16h10, última modificação 15/09/2021 16h51

A convite da Vereadora Marly Coelho (PSC), por intermédio do Requerimento nº 040/2021, o Reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, esteve como convidado da reunião Ordinária da terça-feira (14), para tratar de assuntos relacionados aos animais de rua que vivem no campus. Em justificativa, a Vereadora Marly fez a leitura da resposta ao ofício encaminhado para a Comissão de Espaço Físico (COESF) da UFV, com relação a colocação de caixinhas de papelão para abrigar os animais nas noites frias. 

O Reitor Demetrius iniciou dizendo que “qualquer assunto deve ser objeto de debate, de forma ética, transparente e honesta. Não tenho nenhum receio de debater qualquer tema.” Ainda neste primeiro momento, o convidado esclareceu que “essa temática dos animais abandonados no campus da UFV tem sido tema de diversos debates e reuniões, com a presença da Reitoria, Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, Pró-Reitoria de Administração, Centro de Ciências Biológicas e Departamento de Veterinária e uma série de ações vem sendo tomadas.” 

Uma das ações implementadas, citada pelo Reitor Demetrius, foi a questão dos ofícios encaminhados a todos os prefeitos da região, esclarecendo sobre o problema da desova de animais na UFV e solicitando a colaboração para coibir essas práticas. Além disso, o convidado informou que “no âmbito da UFV, diversas ações foram tomadas dentro do Programa de Estratégias em Saúde Animal, vinculado ao Departamento de Veterinária da UFV. Dentre elas, foram 688 animais castrados e 963 cadastrados e atendidos entre 2004 e 2019. Os dados a partir de 2020 foram comprometidos em função da pandemia. Também foram realizadas ações de educação em posse responsável, prevenção do abandono, palestras em escolas públicas, dentre outras.” 

O convidado ainda esclareceu que os animais que vivem nas ruas não se limitam ao campus da UFV e esse é um problema de saúde pública. “Constitucionalmente, inclusive, quem tem que tomar as providências é a Prefeitura. É lógico que nós temos sim responsabilidade e vamos ajudar no que for necessário, mas não podemos eximir a responsabilidade do Poder Público Municipal. Temos trabalhado juntos e tenho convicção de que agora, com a inauguração da Unidade de Vigilância de Zoonoses, nós tendemos a ter uma nova trajetória nessa parceria.” O reitor ainda apresentou o Programa de Manejo Populacional de cães e gatos no campus. 

Na oportunidade, a Vereadora Marly questionou a possibilidade do Reitor Demetrius disponibilizar pessoal para ajudar na captura de animais para serem castrados. A vereadora ainda solicitou uma reunião com o reitor, protetores, veterinários e representantes da Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (SOVIPA). O convidado disse que está disponível para a reunião e aberto para fazer a captura junto com a Prefeitura. 

O Vereador Marcos Fialho (DEM) parabenizou o Reitor Demetrius pelo trabalho desenvolvido frente a UFV e trouxe a discussão acerca do abandono de animais de grande porte. O reitor respondeu que o foco é trabalhar mesmo em parceria com o Município e na reunião, que será promovida com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, esse tema pode ser debatido. 

O Vereador Rafael Magalhães (Rafael Filho do Zeca do Bar) (PSDB), Vice-Presidente da Casa e o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), cumprimentaram e parabenizaram o Reitor Demetrius pelo trabalho. 

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi