Agente de Limpeza manifesta sobre descaso com EPI na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 27/10/2021 12h15, última modificação 27/10/2021 15h42

No uso da Tribuna Livre durante a reunião Ordinária da terça-feira (26), o Agente de Limpeza, Milton Silvino Martins manifestou sobre o descaso do Poder Executivo com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Ele aparece em um vídeo que viralizou na semana passada, onde falava sobre a precariedade da capa de chuva fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) aos funcionários. Após a fala do agente, o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD) solicitou à Comissão de Saúde e Assistência Social, juntamente com a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, para que faça uma visita ao SAAE levando essas demandas. Ao longo da sessão, os parlamentares comentaram sobre o assunto. 

Durante sua fala, Milton explicou sobre a ineficiência da capa de chuva, mesmo sendo do modelo morcego colocado na nota. “Quanto ao uniforme, quando entramos em 2013, a promessa que se tinha era de dois uniformes de 6 em 6 meses e isso não acontece, é mentira”. O agente de limpeza também manifestou sobre problemas no departamento, como a questão do banheiro que só tem um para 30 mulheres e dois para 30 homens. Milton também falou sobre os problemas com atestado médico, uma vez que os médicos estão se recusando a assinar o documento de informações de acidente do trabalhador efetivo, alegando que são os técnicos de segurança que devem assinar. Ele ainda questionou sobre o corte de horas extras e ponto facultativo. 

Durante a Palavra Livre, o Vereador Marcos Fialho (DEM) se colocou à disposição para trabalhar em conjunto com as comissões. “São agentes que, de fato, merecem o reconhecimento desta Casa e de toda população viçosense. São servidores que estão todos os dias nas ruas trabalhando e a todo momento que a gente passa, vemos uma equipe dedicada de limpeza pública do nosso Município”. 

A Vereadora Marly Coelho (PSC), Relatora da Comissão de Saúde, ressaltou que quer fazer parte da visita ao SAAE, junto com o Presidente da Comissão, Vereador Sérgio Marota (PSL), para construir uma solução para esses problemas. Durante sua fala na Palavra Livre, Sérgio parabenizou Milton pelo uso da tribuna e disse que já está se articulando com a Comissão de Direitos Humanos para fazer essa visita. 

O Vereador Robson Souza (Cidadania), Presidente da Comissão de Direitos Humanos, cumprimentou Milton e complementou sua fala no sentido de que no Distrito de São José do Triunfo falta apoio para os agentes de limpeza. O Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PSL) também se solidarizou com a fala do agente e disse que “equipamento de proteção individual é essencial, é primordial e é mais do que obrigação do Poder público dar condições para que os servidores possam executar seu trabalho da melhor forma possível”. 

O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) parabenizou Milton pela fala e manifestou a importância do fortalecimento dos sindicatos de trabalhadores, como o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINFUP) e Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE). O Vereador Daniel Cabral (PCdoB) também pontuou sobre o assunto, “me admira muito pessoas que hoje estão na direção do SAAE, que já ocuparam essa Casa e tinham um discurso de criticar determinadas ações, e hoje não conseguem atender demandas básicas dos servidores”. 

Por fim, a Vereadora Jamille Gomes (PT), membro das duas comissões envolvidas, também se colocou à disposição para dialogar, visando fortalecer o trabalho dos agentes de limpeza pública de Viçosa. O Vereador Gilberto Brandão (Avante) solicitou a direção do SAAE para que dê atenção aos seus funcionários e o Vereador João de Josino (Cidadania), como Líder do Executivo na Casa, também defendeu a causa e disse que fará parte dessa visita à autarquia. 

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi