HSS presta esclarecimentos sobre Denúncia de mau atendimento
Durante a reunião Ordinária da terça-feira (26), foi lida uma correspondência, enviada ao Gabinete do Vereador Robson Souza (Cidadania) pelo Hospital São Sebastião (HSS). O documento tratou de considerações a respeito da denúncia do cidadão Thiago Sant' Anna sobre o atendimento prestado pelo Médico Celso Luiz Covre Júnior. No uso da Palavra Livre, o parlamentar, que é Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, falou sobre a correspondência.
Durante a sua fala, na Tribuna Livre da reunião Ordinária do dia 05 de outubro, Thiago denunciou o mau atendimento que sua esposa recebeu no HSS e relatou que ‘’minha esposa estava com muita dor, sendo medicada duas vezes com morfina, mas o médico optou por conceder alta hospitalar à paciente. Ela não aceitou o pedido de alta e solicitou que o médico fizesse uma declaração assumindo a responsabilidade de liberá-la daquela forma. Ele não gostou dessa conduta e a partir daí começou com atitudes machistas e covardes com a paciente’’. Thiago recebeu o apoio e a solidariedade dos parlamentares ao longo da reunião. A matéria completa pode ser lida na íntegra.
Na oportunidade, o Vereador Robson se comprometeu a estar apurando os fatos. Na quarta-feira, 20 de outubro, o parlamentar realizou uma reunião no Plenário da Casa Legislativa com a Diretora Administrativa, Idalmara Gandra e o Advogado Marcelo Maranhão Simões. ‘’Foi uma reunião muito tranquila e posso colocar que as medidas estão sendo tomadas. A direção do hospital está tratando o assunto como merece, para não acontecer novamente. Trata-se de vidas e muitas vezes pode-se perder uma vida nos detalhes, por isso temos que estar trabalhando e cuidando desses assuntos’’, disse Robson.
Na correspondência recebida pela Casa Legislativa, encaminhada pelo Provedor da Casa de Caridade de Viçosa do Hospital São Sebastião, Carlos Raimundo Torres Junior, é relatado que a Comissão de Ética Médica, em conjunto com a Diretoria Técnica, estão apurando os fatos, para esclarecer os pontos controvertidos e apresentar os resultados à instituição. ‘’A Provedoria da Casa de Caridade tomou conhecimento da denúncia pela imprensa, visto que não chegou até nós qualquer denúncia realizada em sua própria Ouvidoria (nem tampouco através da Ouvidoria do SUS, mantida pelo município de Viçosa). É possível perceber, assim, que através dos canais corretos e instrumentos adequados, o HSS deu o pertinente encaminhamento à denúncia formulada no Plenário da Casa Legislativa. Importante registrar que toda a apuração dos fatos tramita em sigilo, por conter dados médicos de paciente resguardados pelo sigilo médico e pela Lei Geral de Proteção de Dados’’, diz o documento.
* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi