Vereador presta homenagem à UFV pelos 95 anos

por Assessoria de Comunicação publicado 20/10/2021 16h50, última modificação 20/10/2021 19h16

Na reunião Ordinária da terça-feira (19), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) recebeu placa alusiva e Moção de Congratulações em comemoração aos 95 anos de história da instituição. Ambas as homenagens são de autoria do Vereador Rafael Magalhães (Rafael Filho do Zeca do Bar) (PSDB), Vice-Presidente da Casa Legislativa.

O Requerimento nº 038/2021, que solicitou a entrega da placa, também teve a assinatura dos vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Daniel Cabral (PCdoB), do Presidente da Câmara, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), e das vereadoras Jamille Gomes (PT) e Marly Coelho (PSC). A moção contou com a coautoria do Presidente Edenilson.

Ao justificar a homenagem, o Vereador Rafael destacou a importância da UFV para a cidade de Viçosa. ‘’Esse momento representa o reconhecimento da Casa Legislativa pelo trabalho dedicado que a Universidade sempre prestou. A instituição é excelência em Ensino, Pesquisa e Extensão, que são os seus três pilares. Além do mais, a UFV tem sido essencial por estar contribuindo muito para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, tanto na realização de exames quanto na campanha de vacinação’’, disse.

Adiante, o vereador salientou que ‘’desejo que a UFV continue prosperando e sendo símbolo de sucesso para o Brasil e o mundo todo, prestando sempre um serviço de qualidade. Que cada vez mais tenhamos essa parceria da universidade com a cidade de Viçosa nos impactos social, ambiental, econômico e claro, dentro da educação’’.

O Reitor da Universidade Federal de Viçosa, Demetrius David da Silva, esteve representando a instituição no recebimento da homenagem e agradeceu a oportunidade. ‘’Esse momento se reveste de um simbolismo e de uma importância muito grande. Temos muito orgulho de ter o nome de Viçosa na nossa universidade e carregar isso Brasil e mundo afora. A UFV não é reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu tamanho, e sim pela nossa qualidade. Essa é uma missão que carregamos nesses 95 anos e temos um orgulho muito grande de fazer parte da história de 150 anos da cidade de Viçosa’’, disse.

Por fim, o reitor pontuou que ‘’estou aqui representando toda a comunidade de docentes, técnicos administrativos, servidores terceirizados e estudantes da nossa universidade, que certamente se encontram muito felizes com esse reconhecimento da pequena parcela de contribuição que nós temos na bela história da nossa cidade. Tenho muito orgulho de ao longo da nossa gestão ter restabelecido uma conexão muito expressiva com a cidade. Foi no momento mais difícil que todos nós vivenciamos em nossas vidas, a pandemia, que a universidade se mostrou aberta a acolher nossa comunidade’’.

* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi