Vereadores recebem esclarecimentos sobre Obras

por Assessoria de Comunicação publicado 27/10/2021 11h20, última modificação 27/10/2021 16h14

A convite do Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PSL), por intermédio do Requerimento nº 049/2021, o Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, José de Arimathéa  Marques e o Chefe do Departamento de Defesa Civil, Cristimar Castro, estiveram como convidados da reunião Ordinária da terça-feira (26), para prestar esclarecimentos sobre as obras do Município, com ênfase nas emergenciais. Em justificativa, o parlamentar disse que convidou ambos “porque a Defesa Civil tem a função de mapear os pontos críticos e repassar as informações para a Secretaria de Obras”. Rogério ainda apontou alguns locais que precisam de obras emergenciais.

Para iniciar, o Secretário José de Arimathéa agradeceu pelo convite e disse que “a Câmara Municipal é um órgão fiscalizador e vocês me ajudam muito. As indicações mostram o que tenho que priorizar, mas antes disso tenho que atender a justiça”. Dando continuidade, ele apresentou um levantamento de algumas ações já realizadas ou em andamento, como a manutenção da rede elétrica pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI), a construção do Centro de Zoonoses, reconstrução da ponte sobre o Rio Turvo, recapeamentos, pavimentações e drenagens de ruas, construção de galerias, construção de muro de gabião na Rua das Estrelas, reforma de pontos de ônibus, construção do anfiteatro Edmundo Lins, construção de cobertura na escola Nossa Senhora de Fátima, entre outras. Para finalizar, foram mostrados os materiais licitados no segundo semestre de 2021 e novas máquinas para a Secretaria de Obras. 

Na oportunidade, o Chefe de Defesa Civil Cristimar também agradeceu pelo convite e ressaltou que “a principal função da Defesa Civil abrange a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Nós temos que trabalhar pensando no desastre, só que também é preciso pensar na prevenção e alguns aspectos disso não estão sendo executados por vários problemas”. O convidado ainda apresentou algumas obras realizadas pela Prefeitura de Viçosa, a pedido do Departamento de Defesa Civil, que constatou no momento da vistoria risco para a população viçosense, transeuntes e veículos nos locais indicados. 

O Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, Vereador João de Josino (Cidadania), Líder do Prefeito, agradeceu ao Vereador Rogério por ter trazido a discussão e pediu ao Secretário de Obras que sejam priorizadas as pequenas obras questionadas pelos vereadores na Casa. Ele ainda esclareceu sobre a obra na Rua Porto Firme, um dos questionamentos apresentados pela Vereadora Jamille Gomes (PT). 

Continuando a discussão, o Vereador Robson Souza (Cidadania), membro da Comissão, parabenizou os convidados pelo trabalho e também disse que “não poderia deixar de parabenizar aqueles trabalhadores que estão no final da ponta, que pegam enxada e fazem acontecer. A gente vê o esforço deles e, muitas das vezes, não são remunerados o suficiente”. O parlamentar também informou sobre a revitalização da entrada do Distrito de São José do Triunfo no início do mês de novembro. 

O Vereador Rogério reforçou o pedido para que sejam dadas respostas à comunidade da Barrinha, principalmente da parte baixa, que todo ano vem perdendo seus pertences por causa das chuvas fortes. Além disso, corroborou com a fala do Vereador João com relação às obras emergenciais. O Secretário José de Arimathéa disse que é preocupante a situação da Barrinha e esclareceu que será alugado no CIMVALPI uma retroescavadeira para limpar o local. 

Por fim, a questão do Trevo próximo a um Supermercado da cidade foi comentada pelos vereadores Sérgio Marota (PSL), Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade) e Edenilson Oliveira (PSD), Presidente da Casa. Os parlamentares Marly Coelho (PSC), Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Vanja Honorina (PSD), Daniel Cabral (PCdoB), Marcos Fialho (DEM) e Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) também fizeram suas considerações e receberam esclarecimentos. 

*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi