Lazer para o Bairro Coelhas é tema da Tribuna

por Assessoria de Comunicação publicado 24/11/2021 12h20, última modificação 24/11/2021 16h26

A Tribuna Livre da reunião Ordinária da terça-feira (23) contou com a presença da cidadã Bárbara Santos, militante da União da Juventude e Rebelião, que usou sua fala para discutir a questão do lazer no Bairro Coelhas. Bárbara exibiu um vídeo de uma ação realizada na localidade no dia das crianças e que evidencia também a situação do lazer no bairro.

‘’A condição do campinho das Coelhas é triste, os brinquedos estão enferrujados apresentando um risco das crianças se cortarem e machucarem. O campo de futebol não tem grama, então quando chove fica uma lama. A molecada acaba brincando com essa lama e não sabemos se ali pode ter algum tipo de doença ou algum bicho, já que presenciamos uma aranha gigante em uma das limpezas que realizamos no local. É necessário ter esse olhar para o lazer das crianças do Bairro Coelhas’’, relatou Bárbara.

No uso da Palavra Livre, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Presidente da Comissão de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude manifestou seu apoio ao assunto e disse que vai entrar em contato com a cidadã para ‘’conversarmos com o Executivo e solicitar uma área de lazer na comunidade das Coelhas, talvez estar realizando um projeto de algum campo futebol e área de lazer. Infelizmente não podemos executar, mas temos que fazer nossa parte de fiscalizar e cobrar’’. Nesse sentido, o parlamentar solicitou, através da Indicação nº 683/2021, a limpeza da Praça Ester Rodrigues Araújo, localizada no Bairro Vale do Sol.

O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), membro da Comissão, se solidarizou com a fala da participante. ‘’Parabenizo por trazer esse tema e pelo belo trabalho de conscientização e visibilidade para as Coelhas. Uma comunidade que foi construída de maneira tão distante e não tem realmente assistência. Viçosa privatiza seus espaços de lazer. O Bairro Cantinho do Céu, o maior de Viçosa, não tem uma praça. Outro exemplo é a Grota dos Camilos que também não tem esse espaço. São lugares de lazer e convivência que precisam e são necessários. Espero que, principalmente através do Executivo, possam ser tomadas as providências necessária’’, disse o parlamentar.

Marcos Fialho (DEM) exibiu algumas fotos que relatam situação parecida na Praça Silviano Brandão, onde os brinquedos disponibilizados para o lazer das crianças se encontram em situação precária. ‘’A prefeitura tem que estar com um olhar atento para disponibilizar à sociedade um local adequado onde as crianças possam se encontrar, brincar e se divertir. Vários desses brinquedos da praça estão oferecendo risco para quem frequenta. No último final de semana, uma criança foi descer no escorregador e teve as suas costas riscadas com o prego do brinquedo’’, relatou Marcos.

Por fim, a Vereadora Vanja Albino (PSD) requereu ao Executivo, por intermédio da Indicação nº 675/2021, que seja realizada a manutenção do espaço destinado ao lazer de crianças localizado na Praça José Santana, no Bairro de Fátima.

*texto da estagiária Melina Matos sob supervisão de Mônica Bernardi