Vereadores se reúnem com SINFUP e servidores do SAAE
Em reunião realizada na quarta-feira (03), os vereadores da Casa Legislativa discutiram junto com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Viçosa (SINFUP) as demandas dos servidores do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). O encontro foi solicitado pelo Sindicato em representação aos interesses dos servidores do SAAE, para tratar sobre a situação atual de trabalho da autarquia e as insatisfações dos funcionários. Na ocasião, os vereadores Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Gilberto Brandão (Avante), Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Marcos Fialho (DEM) e Rogério Fontes (Tistu) (PSL) estiveram presentes, além da Presidente do SINFUP, Maria Aparecida de Paiva e o Vice-Presidente Emerson Jacinto. Representando o SAAE estiveram alguns dos servidores da autarquia.
Abrindo as discussões e a relatoria sobre o assunto, o operador do SAAE, José Armando, falou das insatisfações da classe. ‘’A autarquia perdeu sua autonomia, pois fica muito presa ao SISAB (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica) e ao Executivo. Estamos há mais de 10 anos sem reajuste salarial, o valor que é pago não acompanha a inflação. Já tentamos conversar com a diretoria e realizar reuniões, mas nunca tivemos retorno. Nosso próximo pedido vai ser acompanhado de indicativo de greve dos trabalhadores. Queremos que até janeiro de 2022 as reivindicações sejam atendidas e precisamos de um reajuste remuneratório imediato de 4,6%’’, disse o servidor.
Dando continuidade, o Agente de Limpeza Milton Silvino Martins manifestou sua reclamação quanto ao descaso da autarquia. O cidadão esteve na Tribuna Livre da reunião Ordinária da Câmara no dia 26 de outubro, também para falar sobre o assunto. ‘’Nas gestões anteriores era seguido o que se estabelecia no concurso, ou seja, regime de trabalho de 40 horas semanais e com horas extras aos sábados. Atualmente, o que tem ocorrido na prática, é o trabalho não remunerado aos sábados'', expressou o agente.
O Motorista da autarquia, Fabrício Alexandre da Cunha, e a Agente de Limpeza, Edivânia de Fátima Gerônimo, também puderam expressar seus descontentamentos. ‘’O SAAE só tem falado que não tem dinheiro, nem abriram licitação para o próximo ano. O diretor apenas fala que não tem o que fazer’’, disse Fabrício. ‘’É necessário igualdade nas horas de trabalho entre homens e mulheres. Além disso, não temos local e equipamentos adequados para trabalhar. Se tiver estrago de qualquer equipamento, o conserto é por conta do servidor’’, revelou Edvânia.
Por fim, os vereadores e representantes do SINFUP fizeram alguns questionamentos. A Presidente do Sindicato, Maria Aparecida, deu ênfase sobre a necessidade do SAAE em ter um médico do trabalho e um médico perito. O Vereador Bartomélio pontuou que cabe uma auditoria para investigar sobre a insalubridade e compensação dos funcionários. Marco Cardoso disse que é necessário ter blusa e calça de chuva adequada para os servidores. Para concluir, o Vereador Marcos Fialho propôs de estar conversando com o atual Presidente do SAAE, Marcos Nunes, e solicitou ao SINFUP que liste as melhorias necessárias para serem efetivadas no próximo ano.
Como encaminhamentos da discussão, o Vereador Gilberto indicou de estar marcando uma outra reunião o quanto antes, com representantes do Poder Executivo e Legislativo e servidores do SAAE. O Vereador Rogério pontuou que será feito reivindicações por meio de indicações e será solicitado à autarquia quais foram os reajustes salariais nos últimos 10 anos, bem como os cargos comissionados existentes e os valores pagos.
* texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi