Agentes de Saúde e UBS Nova Viçosa são tema da Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 08/12/2021 16h05, última modificação 08/12/2021 16h22

No uso da Tribuna Livre durante a reunião ordinária da terça-feira (07), o morador do bairro Nova Viçosa, Vinicius Gabriel Soares manifestou sobre o descaso do Poder Executivo com a contratação dos Agentes Comunitários de Saúde. O participante da tribuna recebeu apoio dos parlamentares, que comentaram sobre o assunto.

Durante sua fala, Vinícius explicou sobre a importância dos agentes de saúde para a manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente para os serviços prestados nos bairros. Ele relembrou sua infância na comunidade de Nova Viçosa, e o papel importante que os agentes de saúde desempenhavam, "graças aos agentes muitos problemas de saúde dos moradores não se agravaram", salientou.

“Há dois anos eu retornei à comunidade de Nova Viçosa e percebi que nós não recebemos mais visitas dos agentes comunitários. Nosso primeiro impulso é achar que a culpa é dos agentes, porque a comunidade se sente abandonada, mas descobri que existem leis e normas federais que estabelecem onde cada agente pode atuar então por isso nós estamos desfalcados”, afirmou Vinícius. Em sua fala, o cidadão ainda falou sobre o processo seletivo da Prefeitura Municipal de Viçosa, que "até o momento não contratou os agentes aprovados".

Durante a Palavra Livre, o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), que também reside no bairro, comentou sobre a visita realizada à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Nova Viçosa e sobre "as condições precárias em que ela se encontra". “Estou aqui reivindicando para que a gente possa ter esse olhar atencioso, principalmente, na pauta que é saúde para que nós possamos ter de fato um atendimento de qualidade para todos os moradores”, reivindicou o vereador.

Por fim, foi apresentada a Indicação nº 717/2021, de autoria do próprio Professor Bartô, que reivindica melhorias na Unidade Básica de Saúde ao Poder Executivo, em nome dos funcionários da UBS.

* texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi