Vereadores comentam sobre acidentes no Município
A questão dos acidentes no Município foi tema de discussão na reunião Ordinária da terça-feira (30). No uso da Tribuna Livre, o cidadão Jomar Vieira Júnior falou sobre o acidente ocorrido em frente à Prefeitura Municipal de Viçosa, envolvendo um ciclista entregador que foi atingido pelo carro oficial da Prefeitura. Abrindo a sessão, a pedido do Vereador Marco Cardoso (PSDB), o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), solicitou um minuto de silêncio em memória de Bruno Lourenço Cardoso, primo do Vereador Marco Cardoso, vítima de um acidente no Bairro Paraíso.
Na oportunidade, Jomar esclareceu que é sócio da empresa na qual o entregador trabalha e, quando ocorreu o acidente na terça-feira (23/11), foi acompanhá-lo para fazer o boletim de ocorrência, mas não foi atendido pelo Batalhão da Polícia Militar. Logo após, o cidadão disse que procurou a Polícia Civil, mas foi informado que deveria fazer o boletim online e os funcionários não souberam esclarecer sobre o sistema. “Graças a Deus o menino está bem, mas se fosse algo que afetasse a vida dele? Não só no caso do acidente, porque na quinta-feira a gente fez o boletim de ocorrência e o ciclista vai entrar com os processos cabíveis. Mas, enquanto cidadão, fiquei pensando: se eu precisar do poder, se eu precisar da polícia civil e militar, é esse tipo de tratamento que vou ter?”, manifestou Jomar.
No uso da Palavra Livre, o Vereador Marco Cardoso lamentou a morte do seu primo Bruno Cardoso. “Em frente à minha casa ele sofreu um acidente e acabou falecendo. A gente fica triste, porque perdemos um jovem de 31 anos apenas, com duas filhas de 40 dias e uma esposa”. O parlamentar ainda manifestou que espera uma investigação por parte da Polícia Civil sobre o caso. Dando continuidade, Marco Cardoso corroborou com a fala de Jomar sobre atendimento nos órgãos públicos.
O Presidente Edenilson se solidarizou com a pauta e manifestou sua indignação. “A servidora desta Casa relatou a dificuldade de obter um documento e receber uma resposta da polícia”. Dessa forma, Edenilson solicitou ao Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, Vereador Robson Souza (Cidadania), para que faça um levantamento e entregue as demandas para esses órgãos públicos, solicitando esclarecimentos.
O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) também comentou sobre o assunto e disse que “essa precariedade do atendimento da Polícia Civil e Militar tem nome. Nós sabemos que o Governo Zema tem responsabilidade no sucateamento desses órgãos”. Ao longo da reunião, os parlamentares cumprimentaram Jomar e foram solidários ao Vereador Marco Cardoso, amigos e familiares do Bruno.
*texto da estagiária Laura Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi