Situação da Saúde municipal volta aos debates da Câmara
Ao longo da primeira reunião Ordinária do ano, na terça-feira (01), os parlamentares trouxeram questionamentos a respeito da situação da saúde no município de Viçosa, como a demora para o atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o novo protocolo para testagem da Covid-19. Sendo assim, foi aprovado o Requerimento nº 02/2022, que convida o Secretário de Saúde, Rainério Rodrigues, para participar da reunião Ordinária do dia 15 de fevereiro, com o objetivo de discutir sobre os assuntos.
‘’Precisamos falar sobre a saúde de Viçosa, que está cada vez mais precária. Temos visto em várias UBSs e postos de saúde pessoas passando horas e horas na fila para tentar conseguir uma consulta. Tem pessoas chegando às 4h30 da manhã e não estão conseguindo ser atendidas pelos médicos. Precisamos dar o suporte e ampliar o Sistema de Saúde de Viçosa, além de uma transparência quanto às filas de exames e cirurgias dessa cidade’’, disse o Vereador Daniel Cabral (PCdoB).
Complementando a fala do colega, o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), relatou que ‘’estive no Hospital São Sebastião na segunda-feira (31) e as pessoas que esperavam o atendimento no espaço de urgência e emergência alegaram que estavam esperando durante quatro/seis horas e ainda não tinham passado nem pelo processo da triagem. É preciso pensar em soluções sobre o que fazer diante desse grave problema relatado’’.
O Vereador Gilberto Brandão (Avante) mencionou que recebeu reclamações dos moradores do Bairro Nova Viçosa a respeito de um desfalque causado na UBS local, devido a uma médica que pediu demissão. Gilberto explicou que ‘’é preciso compreender a situação, os profissionais estão sobrecarregados, com uma pressão muito grande e muitos deles também estão se infectando com Covid. Conversei com o Secretário de Saúde Rainério e ele disse que vai remanejar um profissional para a unidade e ajudar nessa situação. No dia 7 de fevereiro vai ser lançado um processo seletivo para a contratação de mais médicos’’.
A Vereadora Jamille Gomes (PT) apresentou, e teve aprovada, a Indicação nº 003/2022, de sua autoria, que solicita a ampliação e a descentralização da testagem de Covid-19 para as UBSs dos bairros. ‘’Segundo os boletins disponibilizados pela Prefeitura, com a mudança do protocolo de testagem para a UBS do Santo Antônio, houve redução do número de testes da Covid devido às dificuldades de acesso. Diante do cenário de agravamento da pandemia, é urgente que medidas de controle sejam tomadas’’, disse a parlamentar na justificativa do documento.
Por fim, Marcos Fialho (DEM) reforçou a importância da testagem para o controle das pessoas infectadas. ‘’Não deve ser medido esforços para que ocorra a testagem em massa da população e que aqueles positivados façam o isolamento correto. Temos um caso a ser citado, que ocorreu na comunidade de Duas Barras, em que vários moradores da região estavam considerando o fato de estarem com uma simples gripe, e foi só através da testagem que foi identificado que quase toda a localidade estava infectada com Covid’’, citou o vereador.
*texto da estagiária Melina Matos sob a supervisão de Mônica Bernardi