Vereadores se reúnem com representantes do Hospital São Sebastião
Devido às reivindicações nas últimas reuniões ordinárias e a pedido dos vereadores da Câmara Municipal de Viçosa, aconteceu na tarde da segunda-feira, (21 de março) uma reunião nas instalações do Hospital São Sebastião, para debater acerca da deficiência do serviço prestado.
No encontro estiveram presentes o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), o Presidente da Comissão de Saúde, Vereador Sérgio Marota (PSL), o Vereador Bartomélio Martins (PT) e as vereadoras Jamille Gomes (PT) e Vanja Honorina (PSD). O Secretário de Saúde, Rainério Fontes, como representante do Executivo também participou do momento. Ja o hospital esteve representado pelo Provedor Carlos Raimundo e pela Diretora Administrativa Ildamara Gandra Meneses.
O início da reunião foi marcado pelas falas dos parlamentares que justificaram o encontro, o Presidente Edenilson disse que a Casa Legislativa está recebendo reclamações semanalmente nas Ordinárias, que vem da população e se manifestam nas falas dos vereadores. “Nós recebemos ligações todos os dias para falar sobre a demora no atendimento do hospital e sobre a negligência de alguns casos, que por demorar tanto acabam não sendo atendidos”, afirmou Edenilson.
A Diretora Administrativa do Hospital São Sebastião, Ildamara, lamentou que essa situação esteja acontecendo e explicou que nos últimos meses o hospital sofreu um corte de 37 mil reais, que impactaram diretamente no funcionamento. "Atualmente nós estamos com 07 médicos a menos, temos 02 médicos durante o dia e 01 médico durante a noite. Implementamos algumas ações para tentar agilizar o processo, como o protocolo de Manchester, que separa os casos por cores do mais urgente para o menos. Mas, nem sempre é possível visto que nossa prioridade é atender os casos de urgência e emergência, que chegam com muita frequência", afirmou a diretora.
Seguindo este pensamento, o Secretário de Saúde, Rainério, relembrou sua fala na reunião Ordinária do dia 15 de março em que disse que era necessário reestruturar e divulgar o cronograma de saúde de Viçosa. “O hospital acaba ficando sobrecarregado pois muitos moradores se esquecem que a prioridade daqui são os casos urgentes, enquanto enfermidades menores devem ser tratadas nos próprios PSFs (Programas de Saúde da Família) dos bairros", relembrou.
Muito foi falado sobre o tratamento dado aos moradores e a falta de transparência na espera, o hospital se comprometeu a resolver as demandas dos vereadores o mais rápido possível. Vale lembrar que com a implementação do Valora Minas, o hospital passará a receber mais investimentos, mas enquanto isso já foram efetivadas a contratação de um médico coordenador geral da emergência e de outro profissional para o núcleo de segurança ao paciente.
Já na reunião Ordinária da terça-feira (22) os parlamentares mencionaram estar dispostos a angariar recursos para o hospital e permanecer fiscalizando o espaço. Uma das soluções encontrada foi a proposta de que assinassem em conjunto um ofício que destinará os R$ 22.310,47 reais que devem ser repassados ao Executivo para o hospital. O Vereador Sérgio, Presidente da Comissão de Saúde, disse 'estar contente com a reunião e esperançoso com os frutos a serem colhidos'.
*texto da estagiária Thais Cal sob supervisão de Mônica Bernardi