Presidente presta esclarecimentos e recebe apoio em relação a contratação dos auxiliares de Gabinete
Na reunião Ordinária da terça-feira (19), durante o uso de sua fala, o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Edenilson José Oliveira (PSD), relembrou o Processo Licitatório nº 003/2022, que visa a contratação dos Auxiliares de Gabinete para os parlamentares da Câmara Municipal de Viçosa. A licitação aconteceu na segunda-feira (18) pela Comissão de Licitações da Casa, e foi aberta ao público.
Ao prestar esclarecimentos, o Presidente Edenilson afirmou que "houveram três empresas candidatas uma de São Paulo, uma de Juiz de Fora e uma de Viçosa, sendo a empresa de São Paulo a ganhadora, devido ao menor preço. Porém, ao passar para a segunda etapa da licitação, a corporação apresentou irregularidades nos documentos. Logo, a instituição de Viçosa, que ficou em segunda colocação, se tornou a escolhida”. Ademais, o presidente reforçou que o objetivo do cargo é ajudar a consolidar o mandato dos vereadores da Câmara Municipal, de modo que seja possível atender mais demandas da população e trabalhar com maior transparência.
Os demais parlamentares corroboraram com a fala do Presidente Edenilson, o primeiro a expressar sua opinião foi o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), que parabenizou o presidente pela empatia com os colegas e pelo avanço proporcionado à Câmara pela medida. Bartô também mencionou a parcialidade de alguns veículos de comunicação, que não se preocuparam em ouvir a Assessoria de Comunicação da Casa Legislativa e divulgaram falácias para a população sobre a assessoria parlamentar.
Por fim, a Vereadora Vanja Honorina (PSD) reforçou em sua fala os empregos que seriam gerados por essa medida e disse “isso é um direito nosso! Nós precisamos dar essa resposta para a sociedade. Já chegaram alguns relatos através das redes sociais, mas infelizmente não conseguimos monitorar a todo tempo, do mesmo modo que temos reuniões e agendas a cumprir e não ficamos 24 horas na Câmara”.
Embora a medida tenha sido adotada, os vereadores Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Marcos Fialho (DEM) e Rogério Fontes (Tistu) (PSL) optaram por não ter auxiliar de gabinete, juntamente do Vereador Sergio Marota (PL), que embora não tenha participado da reunião por motivos de saúde, também escolheu não aderir a medida. Segundo o Presidente Edenilson, caso não haja recurso por nenhuma das empresas, os cargos entrarão em vigor no dia 1º de maio.
*Texto da estagiária Thais Cal sob supervisão de Mônica Bernardi