Transporte coletivo é pauta na Tribuna Livre
No momento dedicado à participação popular, no uso da Tribuna Livre, durante a reunião Ordinária da terça-feira (03), a estudante Adriely Ingrid Teixeira da Rocha expôs sua indignação com relação ao transporte coletivo oferecido pela Viação União e falou sobre o movimento gerado como consequência da ausência de horários.
Segundo Adriely, agora com a volta às aulas os estudantes carecem dos horários após às 20h, que foram cancelados devido a pandemia. “A gente tem demanda de mais de 20 bairros que não estão sendo atendidos com o horário depois das 20 horas, e são pessoas assim que moram em regiões afastadas do Centro então a gente realmente depende do transporte coletivo para voltar para casa, principalmente estudantes de cursos noturnos”, afirmou a aluna.
Ainda em sua fala, Adriely reivindicou melhorias para os profissionais do transporte coletivo, uma vez que, com a pandemia muitos motoristas passaram a desempenhar o papel de cobrador e motorista simultaneamente. Causando sobrecarga e prejudicando o percurso dos passageiros.
O Vereador Daniel Cabral (PCdoB), comentou sobre a reunião realizada com o DCE (Diretório Central dos Estudantes da UFV) na manhã também da terça-feira, que resultou no retorno de algumas linhas, visto a emergência dos estudantes. Segundo o parlamentar, a empresa também se colocou à disposição para analisar os casos e mapear as principais demandas. “A gente já foi até a empresa União para resolver esse problema de uma vez, vocês podem contar conosco para fazer esse retorno o mais breve possível uma vez que as aulas já começaram ontem e a demanda é urgente”, afirmou o Daniel.
O Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), aproveitou o assunto e relembrou a Indicação nº 211/2022, que solicita a Empresa União implementação do sistema de pagamento de meia-passagem para estudantes, e disse que já está fazendo reivindicações para a causa e que se solidariza com a situação. Do mesmo modo, a Vereadora Jamille Gomes (PT), relembrou sua trajetória e disse que como ex-aluna de curso noturno entende a dificuldade dos alunos e afirmou que os parlamentares já enviaram uma indicação ao Executivo pedindo a resolução do problema. “A gente entende que esse poder de fiscalização sobre o que a Viação União faz tem que partir também da Prefeitura. Ela oferece um serviço para o Município e o Poder Público precisa estar ciente do que está acontecendo, então a gente enviou essa indicação para documentar esse pedido e para também cobrar da Prefeitura para que fiscalize o serviço da Viação União”, reforçou Jamille.
Por fim, os vereadores Gilberto Brandão (AVANTE), João Januário (João de Josino) (Cidadania) e Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) parabenizaram a estudante pelo uso da Tribuna Livre e se mostraram empenhados em solucionar a situação.
*texto da estagiária Thais Cal sob supervisão de Mônica Bernardi