Escola do Legislativo apresenta balanço sobre o Parlamento Jovem 2022
“Nós estamos felizes porque entendemos a importância da juventude protagonista, debatendo a 'Saúde Mental', pensando não só neles, mas como em todos os jovens de Minas Gerais. Isso é um marco que merece destaque”, afirmou o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), durante o balanço feito pela Escola do Legislativo sobre o Parlamento Jovem (PJ), na reunião Ordinária da terça-feira (27).
Durante o Pequeno Expediente da Ordinária, estiveram presentes o Coordenador Geral da Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho, Vereador Bartomélio, e a Coordenadora Pedagógica, Patrícia Gomes para sobre as ações do projeto em 2022.
Depois de duas edições (2020/2021) bastante impactadas pela pandemia da Covid-19, sem a presença dos jovens nas plenárias e debatendo o mesmo tema nos dois anos: “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, o Projeto Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) retomou em 2022 a participação dos jovens na Etapa Estadual, que encerra o projeto. O encontro foi realizado na sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entre os dias 21/09 e 23/09. Além de contar com a presença da equipe da Escola do Legislativo da Câmara de Viçosa, dos estudantes inscritos, em Belo Horizonte, alguns parlamentares, dentre eles, o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), também foram prestigiar os alunos.
O PJ Minas é um projeto de formação política e cidadã destinado aos estudantes do ensino médio, realizado pela ALMG em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas. E, a cada ano, os alunos debatem um tema relevante para a sociedade e elaboram propostas para aprimorar políticas públicas nos níveis local, regional e estadual. A votação final dessas propostas ocorre, justamente, na Etapa Estadual.
Neste ano, o tema em discussão foi “Saúde Mental do Jovem” e estiveram como representantes do Polo Zona da Mata lll (que engloba as cidades de Viçosa - Sede - e Ubá) Isabely Siqueira e Lara Rezende, alunas da Escola Estadual Raimundo Alves Torres (ESEDRAT). O assunto foi debatido ao longo do ano nas plenárias Municipal, que ocorreu em Viçosa, e Regional, ocorrida em Ubá.
Em sua fala, a Coordenadora Pedagógica reforçou que não foi fácil trabalhar esse tema tão delicado com os jovens, principalmente após a pandemia. “É muito importante aproximar os jovens do Poder Legislativo e construir a cidadania deles desde cedo”, afirmou Patrícia.
Ademais, a coordenadora relembrou que em 20 de novembro, acontece a cerimônia de entrega do Certificado a todos os alunos e escolas que participaram, sendo elas, o Colégio de Aplicação CAp-COLUNI, Colégio Equipe, E.E. Alice Loureiro, E.E. Dr. Raimundo Alves Torres - ESEDRAT, E.E. Effie Rolfs, E.E. José Lourenço de Freitas, E.E. Raul de Leoni e E.E. Santa Rita de Cássia.
Por fim, o Parlamento Jovem, segue para a etapa de 2023 que discutirá "Jovem e Mercado de Trabalho". Escolha realizada, na manhã do dia 22 de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), durante a Etapa Estadual. O tema foi eleito por 190 votos e concorreu com outros dois: 'Jovem e Educação Financeira' e 'Jovem e Acesso à Cultura'.
*texto da estagiária Thaís Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi